A eliminação gradual dos combustíveis fósseis entrará na agenda climática da ONU?

A eliminação gradual dos combustíveis fósseis entrará na agenda climática da ONU?

Internacional

O mundo precisa eliminar gradualmente os combustíveis fósseis se quiser conter o aquecimento global devastador, diz o chefe do clima das Nações Unidas, mas a ideia pode nem entrar na agenda de negociações do tipo “tudo ou nada”.

A eliminação dos combustíveis fósseis, que retêm o calor, “é algo que está no topo de todas as discussões ou da maioria das discussões que estão ocorrendo”, disse o secretário-executivo de Mudanças Climáticas da ONU, Simon Stiell.

“É uma questão que tem atenção global. Como isso se traduz em um item da agenda e um [climate talks] resultado – veremos.”

Stiell disse que não podia prometer que o fim do uso de carvão, petróleo e gás natural teria um lugar na agenda das negociações climáticas, chamadas de COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, ainda este ano.

Essa decisão da agenda cabe ao presidente das negociações – Sultan Al Jaber, chefe da estatal Abu Dhabi National Oil Company – disse Stiell.

A decisão da nação anfitriã dos Emirados Árabes Unidos de tornar Al Jaber o chefe da conferência do clima atraiu ferozes oposição dos legisladores na Europa e nos Estados Unidos, bem como defensores do meio ambiente. Autoridades dos Emirados Árabes Unidos disseram que querem resultados revolucionários nas negociações sobre o clima e observaram que Al Jaber também administra uma grande empresa de energia renovável.

No ano passado, nas negociações climáticas, uma proposta da Índia para eliminar gradualmente todos os combustíveis fósseis, apoiada pelos EUA e por muitos países europeus, nunca entrou na agenda. O que é discutido é decidido pelo presidente da COP, que no ano passado foi ministro das Relações Exteriores do Egito, país exportador de gás natural.

Quando perguntado se os líderes do Egito mantiveram o conceito fora da agenda, Stiell, falando via Zoom de Bonn, na Alemanha, onde as negociações preliminares começaram na segunda-feira, disse que não poderia comentar, exceto para dizer “está dentro do alcance deles”.

‘Resultados que mudam o jogo’

Engenheiro que se tornou funcionário do governo e diplomata, Stiell caminhava sobre uma linha tênue entre falar sobre a importância da eliminação dos combustíveis fósseis e apoiar o processo da ONU que colocou os países exportadores de petróleo e gás natural no comando das negociações sobre o aquecimento global por dois anos consecutivos.

Cerca de 94% do dióxido de carbono retentor de calor que a atividade industrial humana colocou no ar no ano passado foi proveniente da queima de carvão, petróleo e gás natural, de acordo com os cientistas que monitoram as emissões do Global Carbon Project.

A empresa de Al Jaber tem capacidade para produzir 2 milhões de barris de petróleo e 7 bilhões de pés cúbicos de gás natural por dia, e disse que planeja aumentar essa perfuração para 5 milhões de barris por dia até 2027.

A eliminação gradual dos combustíveis fósseis da agenda deste ano depende do presidente da conferência, Al Jaber, e se há pressão suficiente de outras nações, disse Stiell.

“Onde é melhor ter uma discussão… do que em uma região onde os combustíveis fósseis estão no centro de sua economia?” perguntou Stiell.

Um alto funcionário dos Emirados Árabes Unidos disse que a nação do Golfo quer que a cúpula do clima da ONU que está sediando de 30 de novembro a 12 de dezembro forneça “resultados que mudem o jogo”.

“Nossa liderança tem deixado muito claro para mim, nossa equipe e nosso presidente que eles não querem apenas mais uma COP incremental”, disse Majid al-Suwaidi, que como diretor-geral da cúpula desempenha um papel fundamental nas negociações diplomáticas .

“Eles querem um COP que proporcione resultados reais, grandes e revolucionários porque veem, assim como todos nós, que não estamos no caminho certo para atingir as metas de [the] Paris [Agreement].”

Eliminar gradualmente as ‘emissões’

A questão da eliminação do carvão, petróleo e gás natural é central para a luta contra a mudança climática, mas a verdadeira questão é fazer algo, não colocá-lo na agenda da COP28, disse Stiell.

Em aparições públicas, Al Jaber enfatizou estar “focado no laser na eliminação gradual das emissões de combustíveis fósseis”, não necessariamente nos próprios combustíveis, promovendo a captura de carbono e a remoção do poluente do ar.

Stiell descartou a ideia de que a remoção de carbono pode ser uma solução de curto prazo.

“Neste momento, nesta década crítica de ação para alcançar essas reduções profundas, a ciência nos diz que isso só pode ser alcançado por meio do uso reduzido, uso significativamente reduzido, de todos os combustíveis fósseis”, disse ele.

Stiell defendeu os anos consecutivos em que as negociações sobre o clima foram realizadas nas nações exportadoras de combustíveis fósseis como desejos das “partes” ou países envolvidos.

Este ano será crítico porque é o primeiro balanço global para ver onde o mundo está em seus esforços para reduzir as emissões de carbono. Para atingir a meta do Acordo de Paris de limitar o aquecimento a 1,5 graus Celsius (2,7 graus Fahrenheit) desde os tempos pré-industriais, a poluição por gases de efeito estufa precisa ser reduzida pela metade até 2030.

“Sabemos que estamos muito longe de onde precisamos estar”, disse Stiell.

A conferência deste ano estabelece uma nova rodada de promessas para cortes de emissões ainda mais rígidos, ao dizer às nações a dura verdade de quão ruim é a situação, disse Stiell.

Mas a ignorância da terrível ameaça ao planeta não é o problema, acrescentou.

“É falta de implementação, não acredito que seja falta de conhecimento. Há relatório após relatório após relatório que todos dizem a mesma coisa, todos com urgência crescente”, disse Stiell.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa