Milhares evacuados quando o ciclone Mocha se aproxima de Mianmar, Bangladesh

Milhares evacuados quando o ciclone Mocha se aproxima de Mianmar, Bangladesh

Internacional

Temores pela segurança de centenas de milhares de pessoas vulneráveis ​​no caminho de uma tempestade potencialmente devastadora.

Milhares de pessoas em Mianmar e Bangladesh estão se preparando para evacuar antes do ciclone Mocha, que deve trazer ventos de até 175 km por hora (108 mph) quando atingir a costa no domingo.

A tempestade está atualmente na Baía de Bengala e se movendo para o norte. Espera-se que atravesse a costa entre Sittwe, no estado de Rakhine, no noroeste de Mianmar, e Cox’s Bazar, em Bangladesh.

As autoridades alertaram para o perigo de inundações, deslizamentos de terra e tempestades de 2 a 2,7 metros (6,6 pés a 8,9 pés).

“Este é o primeiro ciclone a ameaçar Mianmar nesta temporada de monções e há sérias preocupações sobre o impacto, especialmente nas comunidades já vulneráveis ​​e deslocadas”, disse o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (UNOCHA) em uma atualização na sexta-feira. Ele observou que mais de 230.000 pessoas em Rakhine vivem em campos para deslocados “localizados em áreas costeiras baixas suscetíveis a tempestades”.

Cerca de seis milhões de pessoas em áreas no caminho da tempestade – Rakhine e os três estados do noroeste de Chin, Magway e Sagaing – já precisam de assistência humanitária, acrescentou o UNOCHA.

Mianmar mergulhou na crise em fevereiro de 2021, quando os militares tomaram o poder do governo eleito de Aung San Suu Kyi.

Os combates entre os grupos armados militares e civis conhecidos como Forças de Defesa do Povo (PDF) têm ocorrido em muitas das áreas agora ameaçadas pela tempestade. As pessoas já foram forçadas a deixar suas casas devido a bombardeios aéreos e ataques incendiários pelos militares.

O exército usou táticas semelhantes em Rakhine em 2017, quando levou centenas de milhares de rohingyas, em sua maioria muçulmanos, através da fronteira para Bangladesh, onde continuam a viver em extensos campos de refugiados.

Esses assentamentos também são vulneráveis ​​ao ciclone Mocha e as autoridades de Bangladesh disseram que mesquitas e escritórios nos campos serão usados ​​como abrigos contra o ciclone.

UNOCHA disse que enviou uma equipe para Sittwe antes da tempestade, enquanto a Federação Internacional da Cruz Vermelha disse que estava trabalhando com a Cruz Vermelha de Mianmar para pré-posicionar alimentos e outros itens essenciais, bem como preparar equipamentos de resgate e socorro.

Oficiais nomeados pelos militares em Rakhine também estavam se preparando para a tempestade, de acordo com relatórios do jornal estatal Global New Light of Myanmar.

Funcionários distribuindo folhetos de conscientização sobre ciclones.  Um dos aldeões está sentado no chão atrás de mangas empilhadas em cestos.
Autoridades de Mianmar estão alertando as pessoas sobre o perigo do ciclone Mocha [Courtesy of the IFRC]

Enquanto isso, no Telegram, o Escritório de Coordenação Humanitária e de Desenvolvimento da Liga Unida de Arakan (ULA) disse que estava trabalhando com outras organizações para mover as pessoas em risco para “áreas seguras”. A ULA, braço político do Exército de Arakan, reivindica o controle administrativo de cerca de dois terços do estado de Rakhine.

Em 2008, mais de 130.000 pessoas foram mortas quando o ciclone Nargis atravessou o Delta do Irrawaddy, ao sul de Rakhine. A escala da devastação foi tão grande que o então governo militar foi forçado a pedir ajuda internacional.

Thant Zaw disse que perdeu vários familiares no ciclone Nargis e decidiu se abrigar em um mosteiro em Sittwe, capital do estado.

“Eu disse à minha família que deveríamos nos abrigar neste mosteiro”, disse o homem de 42 anos à agência de notícias AFP.

“Tenho seis filhos e não posso perder minha família novamente.”


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa