Presença de Zelenskyy no G7 confirmada, marcada para encontrar Kishida do Japão

Presença de Zelenskyy no G7 confirmada, marcada para encontrar Kishida do Japão

Internacional

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy realizará uma reunião bilateral com o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida na cúpula do G7 em Hiroshima.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, terá uma reunião bilateral com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, durante sua participação na cúpula do Grupo dos Sete, anunciou o Ministério das Relações Exteriores do Japão.

Zelenskyy também participará de uma reunião sobre paz e segurança com os líderes do G7 e outros representantes de países durante a cúpula em Hiroshima, disse o Ministério das Relações Exteriores do Japão no sábado.

Espera-se que o líder ucraniano chegue a Hiroshima no sábado, depois de encerrar uma visita surpresa a uma cúpula da Liga Árabe na Arábia Saudita, onde pediu aos líderes do Oriente Médio que “ajudem a proteger nosso povo, incluindo [the] comunidade muçulmana ucraniana”.

No início da semana, Zelenskyy realizou uma viagem rápida à Itália, Vaticano, Alemanha, França e Reino Unido, onde líderes políticos se comprometeram a ajudar a reabastecer os suprimentos esgotados de mísseis, tanques e drones da Ucrânia.

Oleksiy Danilov, secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, confirmou relatos na sexta-feira de que Zelenskyy compareceria pessoalmente à cúpula do G7, após indicações iniciais de que o líder ucraniano só participaria da reunião online.

A viagem de Zelenskyy ao Japão será sua primeira visita à Ásia desde que a Rússia lançou sua invasão em grande escala da Ucrânia em fevereiro de 2022.

Kishida, o anfitrião do G7, assumiu de longe a posição mais forte contra a guerra da Rússia na Ucrânia entre os líderes asiáticos, impondo sanções a centenas de entidades russas e prometendo bilhões de dólares em ajuda a Kiev.

Kishida está implementando o maior acúmulo militar do Japão desde a Segunda Guerra Mundial e repetidamente vinculou a situação da Ucrânia ao destino de Taiwan, que a China ameaçou “reunificar” com o continente chinês pela força, se necessário.

Em março, Kishida visitou a Ucrânia, onde Zelenskyy descreveu o líder japonês como um “poderoso defensor da ordem internacional” e “um amigo de longa data da Ucrânia”.

Nick Bisley, professor de relações internacionais da Universidade La Trobe, em Melbourne, disse à Al Jazeera que a presença de Zelenskyy seria um “grande impulso” para a cúpula e ajudaria a “mobilizar um ingresso de unidade na Rússia”.

Em Hiroshima, Zelenskyy deve reunir os países membros do G7 – Canadá, França, Alemanha, Japão, Reino Unido e Estados Unidos – para aumentar a pressão sobre Moscou para acabar com a guerra e aumentar seu apoio à Ucrânia.

Zelenskyy também deve manter conversações bilaterais com os líderes do G7, incluindo o presidente dos EUA, Joe Biden.

Na sexta-feira, os líderes do G7 prometeram endurecer ainda mais as sanções contra a Rússia para degradar sua capacidade de continuar sua “agressão ilegal” contra a Ucrânia. Espera-se que o clube das economias ricas revele uma série de medidas coordenadas visando a economia russa, embora haja divisões entre os membros sobre até onde devem ir as medidas punitivas.

Os EUA e o Reino Unido anunciaram na sexta-feira novas sanções unilaterais, incluindo a proibição de Londres às importações de diamantes russos.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Grupo Pitagoras Cetec Amarante Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa