AMARANTE

Política

Wellington busca parceria com Ministério para Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha

Publicado em

Política

Cooperação Econômica wellington dias

O governador Wellington Dias segue em agenda na Alemanha na busca de parcerias para o programa Ativos Verdes. O chefe do Executivo estadual foi recebido nesta quinta-feira (31), ao lado dos governadores do Pará, Helder Barbalho; e do Amapá, Waldez Góes, pela diretora de Programas Internacionais do Ministério para Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), Claudia Warning, que representou o ministro federal Gerd Muler.

Na oportunidade, Wellington apresentou o Ativos Verdes. “O BMZ manifestou uma posição de simpatia pela proposta do Piauí de emissão de certificados para créditos de floresta, da necessidade de apoio para a área do monitoramento e inventário de floresta e, principalmente, de uma modelagem que dá uma independência maior aos governos subnacionais, de estados e província, como o do Fundo de Investimento e Participação (Fipe). Vamos apresentar uma proposta concreta e teremos uma chance real de parceria com o Governo da Alemanha na área ambiental”, disse Dias.

Durante o encontro, o chefe do Executivo estadual também reafirmou o pedido de apoio para a manutenção do Fundo da Amazônia. “O lado bom é que o Piauí é reconhecido como um estado pré-amazônico e como parte desse processo. Existe um programa chamado REM (REDD+ For Early Movers), que tem por objetivo o apoio a governos subnacionais e que pode nos ajudar. Esse fundo já destinou cerca de 400 milhões de euros, principalmente, para medidas na área da sustentabilidade. Falei da importância dos estados ainda não contemplados, como é o caso do Piauí, serem atendidos”, pontuou Wellington.

Leia Também:  Lula diz que, se for necessário, será candidato à Presidência em 2018

Ativos Verdes

O Programa Ativos Verdes do Governo do Piauí segue normas estabelecidas pelo Protocolo de Paris, que prevê que os países signatários, incluindo Brasil e Portugal, devem desenvolver ações para diminuição da emissão de gases que provocam o efeito estufa. Uma das formas de combater esse reflexo da natureza é evitar o desmatamento e proteger as áreas nativas em todo o mundo.

As áreas públicas inventariadas e protegidas institucionalmente por leis que garantem a criação de parques estaduais e estações ecológicas podem assim se transformar em “créditos de floresta” para outros países e empresas que firmaram acordos internacionais pela preservação ambiental e pela redução do efeito estufa.

Repórter: Lorenna Costa

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Política

‘Não deixem a esperança morrer’, diz Sílvio Mendes em solenidade a grande público na zona Sul de Teresina

Publicados

em

O Espaço Mangagá, localizado na zona Sul de Teresina, ficou pequeno para o grande público que compareceu à solenidade que marcou o lançamento da pré-candidatura a deputado estadual de Jeová Alencar (Republicanos), presidente da Câmara dos Vereadores, na noite desta terça-feira (28/06).

Os pré-candidatos a governador Sílvio Mendes (União Brasil) e a senador Joel Rodrigues (Progressistas) compareceram e discursaram durante o evento. Levando o recado que tem feito piauienses, de Norte a Sul do estado, acreditarem que chegou o momento da mudança. O sentimento de que o Piauí precisa mudar para melhor.

“A noite é do Jeová. Obrigado por tanta demonstração de carinho, de felicidade. E eu inicio aqui fazendo um pedido a cada cidadã e a cada cidadão: não deixe a esperança morrer. O Piauí precisa de cada um de nós. E é isto que o Jeová está demonstrando aqui. Mais do que apoiar o Sílvio, o Jeová está apoiando o Piauí”, afirmou Sílvio, acompanhado por Joel.

JEOVÁ: “COM O PIAUÍ NO CORAÇÃO”

Joel discursou ao lado de Jeová Alencar, que, bastante animado, destacou a presença da multidão que compareceu ao evento. Em sua fala, foi enfático ao agitar ainda mais os presentes: “Preciso de vocês, guerreiros e guerreiras. Chegou a hora. Com o Piauí no coração”. Segundo cálculos extraoficiais, pelo menos 10 mil pessoas estiveram presentes nesta noite. Um marco neste período de pré-campanha.

Leia Também:  Governo exonera secretário da Cultura, Roberto Alvim, após vídeo polêmico
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA