str de amarante homenagem mulheres

STR de Amarante homenageia agricultoras durante assembleia

Amarante

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Amarante (STR) homenageou as agricultoras durante a assembleia na manhã desta sexta-feira. A iniciativa foi em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março.

O encontro foi marcado pela distribuição de flores, sorteio de brindes às mulheres, como também pelo debate de temas relevantes para a categoria como a Reforma da Previdência.

Durante a programação, houve a abordagem de assuntos relacionados à emissão de Declarações de Aptidão ao Pronaf (Dap’s), execução de projetos de energia solar para projetos de irrigação, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e os Projetos de Emenda Constitucional (871 e 872).

O representante da Federação dos Trabalhadores em Agricultura (Fetag-PI), Sebastião Rodrigues, enfatizou os problemas relacionados à Reforma da Previdência que mais afetam o trabalhador.

“Essa Reforma retira dos ‘pequenos’ os seus direitos, e não mexe com os privilégios dos grandes. Por exemplo, o agricultor que trabalha 60 anos e a mulher com 55 para chegarem à aposentadoria, essa idade mínima não pode passar para 65 e 60 anos – respectivamente, isso é um absurdo”, disse ele ao Somos Notícia.

A emissão de Dap’s para propriedades rurais de herdeiros, segundo a presidente Luíza Neta, representa uma das dificuldades enfrentadas por alguns dos agricultores, pela entidade e pelos bancos.

“Estamos tendo dificuldades com as Daps de heranças. O banco recomenda que seja feito o inventário para que a terra seja legalizada e a gente emita as Daps, pois a maioria das terras de Amarante é de herdeiros. No futuro isso pode causar indeferimentos de processos”, disse a presidente.

O agente de desenvolvimento do BNB, Chagas Nunes, diz que é necessária a adaptação de leis e normativas para que o trabalhador não seja prejudicado. “É muito comum em nossa região essa situação. O que a gente espera é que as leis e normativas se adaptem a essas situações para não prejudicarem os trabalhadores. Existe essa dificuldade, mas nós orientamos os emissores e também os produtores nesse processo.”

Outro tema abordado durante a assembleia foi o uso de energia solar para irrigação na zona rural do município. O assunto foi explanado pelo engenheiro Marcolino Ribeiro, da empresa Ellys Solar.

“Um pequeno produtor rural que deixa de pagar uma conta de energia, passa a ter um custo muito menor em relação ao que ele produz na própria terra. Nos municípios, o crescimento da demanda está acontecendo, não somente para iluminação, mas para irrigação, por esta razão estamos hoje no sindicato apresentando essa inovação tecnológica”, disse ele.

A assembleia, segundo a presidente, finaliza dizendo que uma ação que fortalece a entidade é a presença do sócio na sua Casa. “Nós estamos sempre abordando situações que são do interesse do agricultor, geralmente com proposta de melhoria da qualidade de vida no campo. A exemplo das demais assembleias, a casa cheia, e essa é uma ação que nos fortalece no dia a dia: trazer o trabalhador para dentro da sua própria casa.”

Vídeo e fotos: Denison Duarte

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário