Sessão Solene no TCE marca as homenagens pelo Dia do Auditor de Controle Externo

Piauí

 

Uma sessão solene no plenário do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) marcou o encerramento, na manhã de hoje (03), das festividades alusivas ao Dia do Auditor de Controle Externo transcorrido no dia 27 de abril. Sete auditores foram homenageados com placas pelos relevantes serviços prestados à Corte de Contas e à sociedade piauiense, dentre eles Antonio Rodrigues de Lima, o mais antigo em atividade e que completará 75 anos de idade em 2025.

Estiveram na mesa de honra o presidente do TCE, conselheiro Kennedy Barros, e os conselheiros Waltânia Alvarenga, Lilian Martins, Jaylson Campelo, Jackson Veras e Rejane Dias, além dos procuradores André Vasconcelos e Plínio Valente e representantes da APPM, Avep, CRC e OAB. Além de Antonio Lima, foram homenageados os auditores Auricélia Caroline Cardoso, Daniel Douglas Seabra, João Luís Figueiredo Júnior, Marcos Vinicius Lemos, Raiane Marques Machado e, in memoriam, João Augusto Nunes Vaz.

Falando em nome da categoria, o presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE-PI, Ramon Patrese, afirmou que a carreira é a mais importante do serviço público nacional porque demanda além do conhecimento técnico, cada vez mais um aprofundamento nos estudos da saúde, educação, políticas públicas as mais diversas em todos os setores da administração do erário.

Ele citou como exemplo a recente auditoria na Fundação Municipal de Saúde onde os auditores fizeram em apenas dois meses o mais importante diagnóstico da saúde pública em Teresina. “Missão dada é missão cumprida”, resumiu relembrando que no ano passado o presidente Kennedy Barros disse que todos os 224 municípios seriam visitados pelo TCE e a missão foi fielmente cumprida.

Falando em nome dos auditores homenageados, Daniel Douglas Seabra afirmou que o seu trabalho em dez anos de TCE foi pautado pelo exemplo dos mais experientes e na lição de São Francisco, que disse aos seus seguidores que pregassem o evangelho e se necessário com palavras. “O exemplo é a maior lição e aqui grandes auditores me ensinaram muito”, disse.

O presidente Kennedy Barros se emocionou ao agradecer aos auditores pelos relevantes serviços prestados e disse que o TCE não um local apenas para encontrar amigos, mas uma família. Ele lembrou da tarefa de fiscalizar os 224 municípios que foi aceita e cumprida e adiantou que os indicadores deste ano já mostram que vai ser possível concluir a meta antes do tempo e até mesmo visitar algumas cidades duas ou mais vezes.

“Se o TCE está no patamar em que está é porque tem em seus quadros auditores, procuradores, membros e servidores comprometidos com a prevenção, com a fiscalização para evitar desvios. A população não espera que o TCE anuncie rombos e mais rombos, mas sim que anuncie que tantos valores foram impedidos de serem desviados, que práticas erradas não sejam cometidos”, afirmou.

Fonte: Tribunal de Contas do Piauí

Compartilhe este post
consultoria natura avonSabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário