Setor da Arquitetura cresce em Teresina e qualificação é aposta para profissionais se destacarem

Setor da Arquitetura cresce em Teresina e qualificação é aposta para profissionais se destacarem

Teresina

O setor da arquitetura em Teresina está em constante aquecimento, uma vez que as novas tendências, tecnologias e eventos têm impulsionado a valorização da área, o impacto favorável para os profissionais, além de consequentes incrementos econômicos, sociais, culturais e regionais. Inclusive, a capital do Piauí recebe, pela primeira vez, a Mostra CASACOR Piauí, que ressalta o melhor da arte, design, arquitetura e paisagismo piauiense. O evento funciona também como um espaço em professor e alunos podem ver na prática como o setor funciona, além de desenvolverem suas habilidades e ampliar o networking. Alunos e professor do Unifacid Wyden participam do evento.

Aloísio Evangelista, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unifacid Wyden, é um dos arquitetos que integra o elenco da CASACOR Piauí 2024. Com o ambiente “Circulação de Presente, o Agora”, que visa criar “Conexões”, o docente ressalta que a “Mostra é uma grande oportunidade para todos os profissionais da construção no geral apresentarem ao público um pouco do nosso trabalho: nós, arquitetos, com os projetos e produções, os construtores com as execuções das obras além de todas as equipes que vão desde o pedreiro ao eletricista, por exemplo”, pontua.

No campo docente, Aloísio explica que “é uma grande oportunidade para nossos alunos vivenciarem na prática o que é visto em sala de aula: tudo na Mostra é uma grande chance de aprendizado, pois são 34 ambientes nos quais se tem um ‘aulão’ com todas as explicações que vão desde a concepção do projeto, técnicas construtivas e materiais utilizados, revestimentos, projetos de iluminação (e tudo que o engloba, como tipos de luminárias, lâmpadas e seus efeitos), paisagismo completo e até mesmo as composições utilizadas nas decorações”, compartilha. Ele acrescenta que teve “a oportunidade de indicar 10 alunos da FACID para trabalhar nos ambientes e, este contato diário com os profissionais, além das trocas realizadas com os visitantes, será um marco em suas vidas profissionais”.

Setor da Arquitetura cresce em Teresina e qualificação é aposta para profissionais se destacarem
Setor da Arquitetura cresce em Teresina e qualificação é aposta para profissionais se destacarem

Alunos veem evento como laboratório para sua vida profissional

O estudante do 4º período de Arquitetura e Urbanismo do Unifacid, Mateus Sousa Monteiro, participa da CASACOR PI na parte de recepção dos convidados no ambiente Living Bontempo. Ele orienta e explica aos presentes sobre as inspirações e técnicas empregadas pela arquiteta responsável. “Estar participando ativamente do evento é um sonho que se tornou realidade. Estar presente no maior evento de Arquitetura da América Latina, é ter contato com arte, moda, design e novas tendências e poder tirar inspirações para projetos futuros. A cada dia é um aprendizado novo. É conhecer de perto todo o processo de concepção de um ambiente e poder explicar para cada novo visitante um pouco sobre como ‘tudo aquilo’ foi pensado e construído”, compartilha.

Já Clara Elis de Lima cursa o 5° período de Arquitetura e Urbanismo no Unifacid e também expressa que o contato diário com profissionais da área e o evento têm proporcionado ricos momentos de aprendizagem. Ela está responsável por recepcionar os visitantes no ambiente do professor Aloísio Evangelista. Sobra a experiência na Mostra, ressalta que “é um evento inovador e totalmente diferente do que a cidade de estar acostumada. Tanto para o público da área de arquitetura, design, engenharia, quanto para o público em geral, este é um evento que vale a pena e tem muito a oferecer”. Além disso, consegue ver na prática “como matérias e técnicas podem ser aplicadas de maneira diferente em cada projeto e cada proposta ajuda a abrir nossa mente e sempre inovar”, finaliza.

Arquitetura nota 4: oportunidades para crescer no segmento

O curso de arquitetura do Centro Universitário Facid Wyden recebeu o conceito 4 (em uma escala de 1 a 5) na avaliação do MEC. A avaliação é usada pelo Ministério da Educação para averiguar as condições de funcionamento dos cursos. A UniFacid Wyden já é referência de qualidade de ensino em Teresina e desde 2014 integra o grupo Wyden Educacional. O bom resultado reflete o empenho e dedicação dos professores, alunos e demais membros importantes da comunidade acadêmica que atuam para o fortalecimento da educação do Piauí.

Certamente, toda a qualidade, estrutura e oportunidades que o curso tem oferecido há anos na cidade têm contribuído para a especialização profissional. A realização da primeira edição desse evento importante para o setor também é um indicativo dessa realidade que evidencia a boa preparação que a faculdade oferece.

Compartilhe este post
Canal da SorteMacedo CarnesSabores da TerraCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário