MPPI inicia a implantação do Projeto Acolhe (Dor) para estudantes de Psicologia da Facid Wyden

Piauí

Teve nesse início nesta terça-feira, 06 de setembro, a implantação do Projeto Acolhe (Dor), coordenado pela 5ª Promotoria de Justiça de Teresina, órgão de execução do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar – Nupevid. A aula inaugural ocorreu na sede da Faculdade Facid Wyden, na zona Leste de Teresina.

O projeto deve proporcionar aos acadêmicos de Psicologia da UniFacid Wyden capacitações em temas relacionados à violência doméstica e familiar. Os assuntos serão discutidos a partir dos aspectos relativos ao Direito e à Psicologia. A iniciativa tem por finalidade aperfeiçoar a prática clínica supervisionada de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

O reitor da instituição de ensino superior, Luciano Rocha, abriu oficialmente a primeira aula. O representante da IES afirmou que o Projeto Acolhe (Dor) contribuirá significativamente para a formação dos alunos da Facid. “Acreditamos que a capacitação propiciada pelo projeto é necessária e oportuna porque aborda um tema que deve ser discutido em todos os espaços. E fazer isso na academia é mais relevante ainda porque este é um ambiente de formação dos profissionais que vão atuar no atendimento dessas mulheres envolvidas em contextos de violência”, disse.

Logo em seguida, a promotora de Justiça Luísa Andrade, idealizadora do Acolhe (Dor), iniciou a apresentação do projeto pela abordagem dos aspectos jurídicos que envolvem os casos de violência doméstica e familiar. Na apresentação que fez, a titular da 5ª Promotoria de Justiça da capital trouxe um quadro sobre a violência contra a mulher no Brasil. Depois, a promotora falou sobre o surgimento da Lei Maria da Penha e dos impactos que a legislação produziu no ordenamento jurídico do país. Luísa Andrade discorreu ainda sobre a rede de proteção e medidas protetivas.

A assessora ministerial de psicologia do Nupevid, Cynara Veras, fechou o encontro trazendo aos estudantes os aspectos relacionados ao atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar sob a ótica da psicologia. A profissional falou sobre o trabalho de acolhimento feito junto às mulheres que procuram o Nupevid.

Fonte: Ministério Público do PI

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa