roberto alvim demitido

Roberto Alvim pode ser demitido da Secretaria Especial da Cultura após vídeo polêmico

Política

O secretário especial de Cultura do governo do presidente Jair Bolsonaro, Roberto Alvim, pode ser exonerado ainda nesta sexta-feira. A informação é do site da Veja.

Fontes ligadas ao governo, que foram ouvidas pelo site, confirmaram que a decisão se deu depois de um vídeo publicado que teria trecho de um discurso do nazista Joseph Goebbels, ministro da propaganda de Adolf Hitler. O discurso do secretário foi para anunciar a criação do Prêmio Nacional das Artes.

A publicação foi feita no Twitter da Secretaria e teria causado indignação nas redes sociais, tanto pelo discurso quanto pela estética.

“A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional, será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional, e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes do nosso povo, ou então não será nada”, disse o secretário de Cultura.

Alvim parafraseou uma fala de Goebbels registrada no livro Joseph Goebbels: Uma biografia, do historiador alemão Peter Longerich: “A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada”. A declaração foi feita em 1933 por meio de uma carta em que o nazista sugeria “novas direções” ao teatro.

A ex-candidata à Presidência da República chamou o discurso de repugnante e inaceitável. “É repugnante e inaceitável o discurso do secretário de cultura, Roberto Alvim, copiando o discurso do ideólogo nazista. A única opção do governo era sua demissão imediata. Não pode haver espaço pra esse tipo de apologia de ideias que levaram a crimes de lesa-humanidade.”

De acordo com o site Valor Econômico, Alvim alegou que escreveu o discurso após receber textos pesquisados por sua equipe, sobre os quais desconhecia a fonte. “Foi uma coincidência infeliz, eu não sabia qual era a fonte desta frase, senão jamais a citaria”, afirmou o secretário. “Me chegam estas coisas aqui impressas, gente. Não sei de onde se tira. Esta casca de banana que foi plantada será aferida agora”.

Mais tarde, durante uma entrevista concedida à Rádio Gaúcha, o secretário afirmou que já se justificou a Jair Bolsonaro, por meio de um telefonema, e que o presidente “entendeu que não houve má intencionalidade” no texto.

“[O presidente] Entendeu que não houve uma má-intencionalidade, que não sabia a origem da menção específica”, disse.

Discurso de Roberto Alvim

https://twitter.com/CulturaGovBr/status/1217941233412321286
Compartilhe!
Ari ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusAvante EducacionalMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersAlternância de Banners
Faculdade Três Marias
Colégio CTE
Nacional GasFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário