Procurador da Guatemala nega intenção de interferir nas eleições

Procurador da Guatemala nega intenção de interferir nas eleições

Internacional

O Ministério Público está investigando o partido de um candidato presidencial progressista antes do segundo turno.

O Ministério Público da Guatemala disse que vai continuar a investigação sobre o progressista Movimiento Semilla, ou Movimento Semente, depois de uma polêmica decisão de suspender o partido antes do segundo turno da eleição presidencial.

Em um comunicado na sexta-feira, o Ministério Público negou as acusações de que suas ações visavam prejudicar as perspectivas do Movimento Semente enquanto ele compete na rodada final de votação.

“As ações do Ministério Público não visam interferir na data do segundo turno das eleições nem desqualificar a participação de qualquer candidato, como tem sido alegado por algumas campanhas de desinformação”, afirmou.

No entanto, o principal promotor enfrentou uma onda de críticas desde que anunciou na quarta-feira que um tribunal havia concedido seu pedido de suspensão do Movimento Semente, em meio a uma investigação sobre suposta fraude entre os membros registrados do partido.

Essa decisão foi rapidamente revertida na quinta-feira, depois que o Movimento Semente apelou ao Tribunal Constitucional da Guatemala.

Seu candidato, Bernardo Arevalo, e a ex-primeira-dama Sandra Torres devem se enfrentar no segundo turno em 20 de agosto. votação final.

A eleição já havia gerado críticas pela desclassificação de vários candidatos da oposição na fase de campanha.

De sua parte, Arévalo prometeu recuar contra o esforço para suspender seu partido político, que fez campanha em uma plataforma anticorrupção.

“Estamos na corrida eleitoral, estamos avançando e não seremos parados por esse grupo corrupto”, disse ele a repórteres na quinta-feira.

No início desta semana, Estados Unidos, União Européia e outros países alertaram que a suspensão do Movimento Semente representaria uma ameaça à democracia.

O Departamento de Estado dos EUA na quinta-feira expressou preocupação sobre os esforços para revogar o status legal do Movimento Semente, pedindo respeito à vontade do povo.

“Essas ações colocam em risco a legitimidade do processo eleitoral no cerne da democracia guatemalteca, que deve ser avançado e mantido”, disse o departamento em um comunicado.

Por seu lado, a UE exortou as autoridades guatemaltecas a “respeitar plenamente a integridade do processo eleitoral e o resultado da primeira volta”.

O promotor que lidera a investigação sobre o Movimento Semente, Rafael Curruchiche, já havia visado ativistas anticorrupção e foi colocado na Lista Engel do Departamento de Estado dos EUA para “atores corruptos e antidemocráticos”.

A procuradora-geral Maria Consuelo Porras também foi sancionada por Washington por acusações de “envolvimento em corrupção significativa”.

“O Ministério Público não descansará até que haja uma ruptura em nossa democracia”, disse Marielos Chang, um analista político guatemalteco independente, à Al Jazeera no início desta semana.

Chang acrescentou que a suspensão de Semilla foi nada menos que “um ataque direto ao nosso sistema político”.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa