AMARANTE

POLÍCIA

Presos revelam condição para integrar facções no PI: “tem que matar dois por semana”

Avatar

Publicado em

POLÍCIA

facções piauí

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí divulgou áudios de suspeitos presos na operação Codinome, em que trocam informações sobre homicídios e tráficos de drogas. Na ocasião, um dos homens diz a outro que para entrar no “quadro restrito” do grupo criminoso ele precisa cometer pelo menos dois homicídios por semana. Segundo a polícia, trata-se do ‘batismo’ na fase de recrutamento par aintegrar as facções.

– Mas tu mata bem, irmão?

– Rapaz, irmão, tá ligado, né?

– Hum?

– ‘Nós desenrola’, já ‘derrubei’ uns dois, já.

– É, pra entrar no quadro da restrita, tem que pelo menos matar uns dois por semana, irmão.

Segundo o secretário de Segurança, Fábio Abreu, os áudios confirmam as ações dos grupos como tráfico de drogas, homicídios e roubos. Além disso, algumas ordens eram repassadas sob forma de “batismo” para que os novos recrutados integrem as facções.

“As decisões eram de membros que estavam nos presídios e os da rua faziam a execução. Fizemos a operação porque queríamos prevenir que essas facções aumentassem a atuação na capital. Acompanhamos a ação dessas pessoas por quatro meses, cumprimos 21 mandados de prisão e prendemos cinco em flagrante”, explicou.

Leia Também:  Foragido da Irmão Guido é preso no interior do Piauí e aponta membros de associação criminosa

Duas facções, uma do Maranhão (Bonde dos 40) e uma de São Paulo (PCC) – com células no Piauí, estavam em conflito na cidade de Teresina por disputas de territórios de tráfico de drogas.

Os confrontos teriam resultados em quatro homicídios e tinham sido ordenados de dentro dos presídios por presos considerados líderes dos grupos criminosos. Segundo o G1/PI, a polícia não deu detalhes sobre as víitmas dos homicídios.

“Graças a uma parceria entre a SSP e a Sejus, foi detectado que esses presos se apresentavam como lideranças e buscam efetivar crimes fora das penitenciárias. Com isso, fizemos a operação Ensure e conseguimos retirar toda a comunicação da Penitenciária Ribamar Leite”, explicou.

A Operação Codinome cumpriu 21 mandados de prisão, dos 26 que foram expedidos. No cumprimento dos 28 mandados de busca e apreensão, cinco pessoas foram presas em flagrante.

Dos 21 que foram presos, segundo a polícia, 12 são membros de uma facção e nove são de outra.

De acordo com os secretários de Justiça e de Segurança, os principais nomes dos grupos vão ficar isolados nas penitenciárias do Piauí para que não haja contato com outros presos e que seja impedida uma possível tentativa de comunicação externa.

Leia Também:  Polícia Federal deflagra operação para combater fraudes eletrônicas que tinham como vítimas prefeituras municipais

A operação Codinome vem dos nomes falsos usados pelos investigados na tentativa de impedir as investigações.

COMENTE ABAIXO:
Avatar

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

POLÍCIA

Funcionário encontra casal morto em chácara na Sul de Teresina; polícia investiga suspeita de feminicídio

Avatar

Publicados

em

Na madrugada deste sábado, um casal foi encontrado morto em uma chácara, na comunidade Pernudas, zona Sul de Teresina. Os corpos foram vistos por um funcionário, que logo acionou a polícia.

A PM informou de forma preliminar que os ferimentos encontrados na mulher indicam que ela foi assassinada. As lesões no corpo do homem dão indícios de que ele tenha tirado a própria vida.

O casal tinha um relacionamento conturbado, segundo informaram vizinhos à TV Clube. A investigação será realizada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que esteve no local da ocorrência.

A hipótese inicial aponta que o homem teria tirado a vida da mulher e, em seguida, teria tirado a própria. O casal, segundo o vizinho, tinha dois filhos.

No local foram encontradas uma faca e uma espingarda. A polícia não divulgou maiores informações sobre o caso.

Com informações do G1

COMENTE ABAIXO:

Leia Também:  Força Tática prende suspeito de participar de assalto à Super Carnes, em Amarante
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA