governador garante vacina aos piauienses

Piauienses terão vacina contra Covid-19 em janeiro, diz Wellington Dias

Piauí

Governador do Piauí confirmou nesta quarta-feira que os piauienses vão receber a vacina contra a Covid-19 a partir do mês de janeiro. Ele acredita ainda que a partir de março as aulas passam a ser presenciais.

Segundo ele, o Governo Federal vai comprar a vacina e aplicar em todo o país dentro do Programa Nacional de Imunização. O governador disse ainda que se o Governo Federal não comprar, o Governo do Estado vai adquirir a Coronavac, Pfizer ou Moderna, dos Estados Unidos e Reino Unido.

Vacina garantida aos piauienses

“O Governo do Piauí vai garantir a vacinação para os piauienses. O Plano Prioritário é o que sempre foi praticado no Brasil, pelo Plano Nacional de Vacinação e tem recursos garantidos e defendemos a vacina de múltiplos laboratórios do Brasil e do Mundo para garantir a vacinação o mais cedo possível. Podemos começar sim em janeiro e concluir a quase totalidade até abril/junho a primeira dose e boa parte da segunda dose. O governo federal compra, como sempre fez e Estados integrados, com municípios, aplicamos a vacina, cuidamos de armazenagem e logística para distribuição e segurança. Comprar a que estiver disponível e sem discriminar nenhuma que tenha sido autorizada como segura e eficiente, por agência reguladora”, afirmou Wellington Dias.

Wellington Dias assegura que já conversor o diretor do Hospital do Instituto Butantan João Dias e com o governador de São Paulo – João Dória, sobre a compra para o Piauí. “O Piauí vai comprar do Butantã, a Coronavac, da China; da Pfizer ou Moderna dos EUA, ou do Reino Unido, onde tiver, como fizemos com respiradores. Já tratei com o Doutor Dimas (Covas), diretor do Instituto Butantã, e o governador (João) Dória (de São Paulo), e vamos assegurar a vacinação para nosso povo. Mas será o pior caminho, lento e muito difícil.

Defendemos a meta de salvar a vida e a retomada segura da economia como prioridade das prioridades do Brasil”, declarou Wellington Dias.

O governador falou ainda aos piauienses que a reunião dos governadores nessa terça-feira (8) realizada com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em Brasília, começou tensa, com bom debate, mas ao final chegaram a bom termo: o Ministério da Saúde coordena o Plano Nacional de Vacinação (PNI) e o Plano Estratégico e a vacinação será aplicada em todos os Estados ao mesmo tempo.

O Governo Federal vai centralizar compras e em variados laboratórios, de todas as vacinas para atender demanda brasileira, autorizadas ou validadas (estas para vacinas aprovadas por agências americanas, da comunidade europeia, China e Japão – Lei 14.006/2020 sancionada em agosto).

“A reunião foi positiva também pela garantia da logística para a distribuição e insumos (mais de 300 milhões de seringas, agulhas e Equipamentos de Proteção Individual -EPIs para equipes)”, completou.

“Falta acertar sistema para permitir controle de quem se vacinou para garantir a 2ª dose. E possibilidade de agendamento de acordo com cada fase já anunciada. Aquelas com agências reguladoras previstas americana, que anunciou hoje aprovação da Pfizer, comunidade europeia, China e Japão, com base na lei 14.006/2020. Após autorizado por uma destas agências reguladoras a ANVISA é acionada e tem 72 horas para validação. Passado este prazo sem validação para o Brasil, a validação é automática”, finalizou Wellington Dias.

governador garante vacina aos piauienses
W. Dias disse que os piauienses poderão ter aulas presenciais em março

Com informações do Meio Norte

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário