MPPI realiza audiência extrajudicial com representantes da FMS sobre tratamento de pacientes dependentes químicos e transtornos mentais

Piauí


Uma audiência extrajudicial da 29a Promotoria de Justiça foi realizada no dia 16 de março, presidida pelo promotor de Justiça Eny Marcos Pontes, sobre o atendimento e tratamento de pacientes dependentes químicos, com transtornos mentais e/ou moradores de rua que são assistidos pela Rede Pública Municipal de Saúde de Teresina.

Estiveram presentes representantes da Atenção Básica à Saúde, Gerência de Saúde Mental, Consultório na Rua e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas. 

Atualmente, a promotoria acompanha vinte e cinco procedimentos na área de saúde mental e a audiência teve o principal objetivo  cobrar melhorias por parte da atuação da rede municipal, principalmente nos casos que envolvem a internação involuntária de pacientes.

“Sinto falta de uma estrutura maior por parte do município de Teresina. Vejo que as residências terapêuticas que existem não conseguem atender a demanda atual de pessoas que necessitam de algum tratamento e não tem amparo familiar. Por esse motivo, há a obrigação do município de Teresina repensar a política de saúde mental”, aponta o promotor de Justiça Eny Pontes.

Outro ponto citado pelos participantes presentes foi a dificuldade para iniciar e continuar o tratamento de pacientes em situação de rua por conta de questões sociais como, por exemplo, de locomoção.

A gerente da Gerência de Saúde Mental da Fundação Municipal de Saúde, Larissa Carvalho, aponta que a audiência é um ponto importante para que, com o auxílio do MPPI, consigam alcançar melhorias quanto ao atendimento.

Ao final, alguns encaminhamentos foram expostos: no dia 19 de abril serão realizadas duas audiências para abordar o fluxo de pacientes e a informatização do sistema para melhorar a distribuição de medicamentos. Será analisado, também, um projeto para um novo Consultório na Rua em Teresina e sobre relatórios após visitas que indiquem casos de internação. Além da necessidade do Hospital Areolino de Abreu encaminhar lista de pacientes que estão em tratamento para fins de controle.

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa