MADEIRAA.jpg

PRF apreende 20m³ de madeira serrada sem documentação fiscal na BR 316, em Picos-PI

Polícia

Em uma operação de fiscalização de rotina, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga de madeira serrada nativa sem documentação fiscal, transportada em um caminhão. A apreensão ocorreu na tarde dessa quinta-feira (29) na região de Picos.

Durante a fiscalização da carga, os policiais rodoviários solicitaram os documentos fiscais e ambientais pertinentes ao transporte de madeira. Foi constatado que a carga havia sido embarcada no município de Cametá, no Pará, e tinha como destino as cidades de Salvador, Santo Estêvão e Riachão do Jacuípe, na Bahia.

Após uma análise minuciosa da documentação apresentada e das amostras de madeira coletadas, foi constatado que a maior parte da carga era composta por peças de Qualea sp e Maçaranduba, espécies ausentes nas documentações. Essa constatação levanta suspeitas de irregularidades no transporte e comercialização de madeira, que podem configurar crimes ambientais.

Em virtude do descumprimento do Artigo 46 da Lei nº 9.605/1998, que trata dos crimes contra o meio ambiente, foi lavrado um Termo Circunstanciado em desfavor do caminhoneiro responsável pelo transporte. Ele se comprometeu a comparecer em audiência a ser marcada posteriormente junto ao Juizado Especial Criminal. Além disso, as empresas responsáveis pelo carregamento, transporte e descarregamento da carga também serão responsabilizadas criminalmente.

Veja também no Somos Notícia

O caminhão utilizado no transporte ilegal de madeira e toda a carga apreendida foram encaminhados para a sede da PRF em Picos (PI), onde ficarão apreendidos provisoriamente. A partir de agora, os órgãos ambientais competentes e a Justiça terão acesso às provas para dar prosseguimento às investigações e tomar as medidas legais cabíveis.

A PRF reforça o seu compromisso em combater crimes ambientais e ressalta a importância de uma atuação integrada entre os órgãos fiscalizadores e a sociedade para a preservação do meio ambiente e o combate à exploração ilegal de recursos naturais. Ações como essa visam coibir práticas criminosas e garantir a conservação dos ecossistemas, promovendo um ambiente sustentável para as futuras gerações.

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa