Júri declara páginas do sofá de Aretha Franklin como seu testamento

Júri declara páginas do sofá de Aretha Franklin como seu testamento

Internacional

Os filhos de Franklin contestaram qual versão do testamento de sua mãe é válida após a morte do cantor em 2018.

Um júri nos Estados Unidos decidiu que um testamento manuscrito encontrado no sofá da cantora Aretha Franklin é um documento legal válido.

A decisão de terça-feira no estado de Michigan, no meio-oeste, representa a última reviravolta em uma batalha legal sobre a propriedade de Franklin, inicialmente avaliada em dezenas de milhões de dólares, embora esse número tenha sido revisado para US$ 6 milhões este ano.

O cantor, conhecido por canções no topo das paradas como “Respect” e “Think”, morreu em 2018.

Embora nenhum testamento formal tenha sido deixado para trás após a morte de Franklin, duas versões foram descobertas quando sua sobrinha revistou sua casa em Detroit em 2019. Uma, de 2010, foi encontrada em um armário trancado. A segunda, de 2014, foi encontrada no sofá da cantora.

O duelo de documentos gerou uma disputa entre os quatro filhos de Franklin.

Ambas as versões continham vários rabiscos e passagens difíceis de decifrar e pareciam indicar que os quatro filhos de Franklin dividiriam a renda de sua música e direitos autorais.

Mas sob o testamento de 2014, seu filho Kecalf Franklin, 53, e seus netos ficariam com a casa principal de sua mãe em Bloomfield Hills. Foi avaliado em $ 1,1 milhão quando ela morreu, mas desde então aumentou significativamente em valor.

O testamento de 2014 também não incluiu uma cláusula da versão de 2010 que dizia que Kecalf e outro filho, Edward Franklin, 64, “devem fazer aulas de negócios e obter um certificado ou um diploma” para se beneficiar do espólio.

“Eu estou muito muito feliz. Eu só queria que os desejos de minha mãe fossem cumpridos”, disse Kecalf Franklin após a decisão. “Nós só queremos exalar agora. Foram longos cinco anos para minha família, meus filhos.”

O caso colocou os dois homens contra um terceiro irmão, Ted White II, que disse que o testamento de 2010 deveria ser honrado.

Um advogado de White, que às vezes tocava guitarra na banda de sua mãe, argumentou que o testamento de 2010 estava trancado a sete chaves, indicando um significado maior do que o documento encontrado no sofá.

Por sua vez, os advogados de Kecalf e Edward Franklin argumentaram que não havia nada legalmente significativo sobre onde os documentos foram encontrados.

A localização é “inconseqüente”, argumentou o advogado Charles McKelvie. “Você pode pegar seu testamento e deixá-lo no balcão da cozinha. Ainda é a sua vontade.”

Franklin, muitas vezes referida como a “Rainha do Soul”, disparou para o estrelato internacional com uma série de sucessos a partir da década de 1960.

Além de sua versão amplificada de “Respect” de Otis Redding, ela obteve grandes sucessos com canções como “Chain of Fools”, “Think” e “(You Make Me Feel Like) A Natural Woman”.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa