paulo césar pereio morre aos 83 anos

Morre Paulo César Pereio, uma lenda do cinema brasileiro

Famosos

Na madrugada deste domingo, o Brasil perdeu um de seus mais emblemáticos atores, Paulo César Pereio, aos 83 anos, considerado uma lenda do cinema brasileiro. Ele faleceu após ser levado em estado grave a um hospital do Rio de Janeiro, conforme confirmado por Stepan Nercessian, que dirige o Retiro dos Artistas.

Pereio, que tratava uma doença hepática avançada, residia no Retiro desde o início da pandemia de Covid-19, localizado em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio.

Nascido em Alegrete, Rio Grande do Sul, em 19 de outubro de 1940, Pereio deixou uma marca indelével na indústria cinematográfica brasileira com uma carreira que abrange mais de seis décadas. Participou de mais de 60 filmes e uma dezena de novelas. Seu casamento com a atriz e apresentadora Cissa Guimarães, com quem teve dois filhos, também foi uma parte significativa de sua vida pessoal.

A carreira de Pereio deslanchou após sua atuação em “Os Fuzis”, de 1964, dirigido por Ruy Guerra. Entretanto, foi em 1975, com “As Aventuras Amorosas de um Padeiro”, que ele ganhou reconhecimento nacional ao receber o Kikito de Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Gramado. Esse filme foi apenas um dos muitos que consolidaram sua fama e presença no cinema nacional.

Pereio também foi um proeminente representante do Cinema Novo, movimento que transformou a produção cinematográfica brasileira a partir dos anos 1960. Essa nova onda buscava um cinema que fosse ao mesmo tempo realista e crítico em relação às condições sociais e políticas do Brasil. Frequentemente visto como uma figura rebelde, ele era fervoroso defensor da liberdade de expressão e crítico social, posturas que refletiam em suas escolhas de papéis e declarações públicas.

Sua morte provocou reações imediatas no meio artístico. A atriz Zezé Motta, por exemplo, manifestou seu pesar pela perda de Pereio com uma publicação emotiva no “X” (ex-Twitter).

O impacto de sua partida ressoa não apenas entre colegas e admiradores, mas em toda a cultura brasileira, perdendo um de seus mais queridos e controversos intérpretes.

Paulo César Pereio será lembrado como uma figura cujo legado transcende sua obra. Sua contribuição ao cinema e à cultura brasileira permanece como um testamento de sua paixão e compromisso com a arte. Seu exemplo continua a inspirar gerações de atores e cineastas que buscam não apenas entreter, mas também questionar e transformar a sociedade através do cinema.

Morre Paulo César Pereio, uma lenda do cinema brasileiro
Morre Paulo César Pereio, uma lenda do cinema brasileiro
Compartilhe este post
consultoria natura avonSabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário