Guerra Rússia-Ucrânia: Lista dos principais eventos, dia 462

Guerra Rússia-Ucrânia: Lista dos principais eventos, dia 462

Internacional

À medida que a guerra entra em seu 462º dia, aqui está uma olhada nos principais desenvolvimentos.

Esta é a situação na quarta-feira, 31 de maio de 2023.

Brigando

  • O governo russo acusou a Ucrânia de um “ataque terrorista” na cidade de Moscou depois que pelo menos oito drones de ataque foram abatidos sobre a capital. Kyiv negou envolvimento.
  • O presidente russo, Vladimir Putin, disse que o ataque visava “alvos civis” com o objetivo de assustar os russos.
  • O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que Moscou “se reserva o direito de tomar as medidas mais duras possíveis” após o ataque do drone.
  • O fundador do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, desencadeou um novo discurso contra a elite russa, culpando o ataque de drones a altos oficiais militares que vivem no exclusivo subúrbio de Rublyovka, em Moscou.
Um investigador em uma corda inspeciona os danos depois que um suposto drone ucraniano atingiu um prédio em Moscou.  Há alguém olhando pela janela de dentro do prédio.
Um investigador verifica um prédio depois que ele foi atingido por um suposto drone ucraniano [AP Photo]
  • A Rússia lançou uma onda de ataques aéreos em Kiev, matando pelo menos um civil e forçando a evacuação de um prédio alto depois que o prédio pegou fogo.
  • O governador regional de Belgorod disse que uma pessoa foi morta e outras duas ficaram feridas após um suposto ataque ucraniano a um centro para deslocados na região da fronteira russa.
  • O Ministério do Interior da Rússia colocou o principal general da Ucrânia, Valeriy Zaluzhnyi, e o coronel general Oleksandr Syrskyi, comandante das forças terrestres da Ucrânia, em uma “lista de procurados”, informou a agência de notícias russa RIA.

Diplomacia

  • O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi, pediu à Ucrânia e à Rússia que respeitem cinco princípios fundamentais para proteger a usina nuclear de Zaporizhzhia, dizendo que a situação de segurança e proteção no local “continua extremamente frágil e perigosa”.
  • A Aliança Democrática, principal partido de oposição da África do Sul, disse que tomou medidas legais para forçar o governo a prender Putin se ele comparecer à cúpula do BRICS em agosto. O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandado de prisão contra Putin – por acusações de que a Rússia deportou ilegalmente crianças ucranianas – em março.
  • O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Rússia estará “devidamente representada” na cúpula e espera que seus parceiros do BRICS “não sejam guiados” por “decisões ilegítimas”, como o mandado do TPI.
  • O secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, James Cleverly, e seu colega da Estônia, Margus Tsahkna, discutiram a cúpula da OTAN em julho e “concordaram que devemos reforçar o apoio à Ucrânia e garantir que a OTAN se adapte a um ambiente de segurança cada vez mais contestado e volátil”.
  • O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, instou a Turquia a aprovar a adesão da Suécia à OTAN, dizendo que “a hora é agora”.

Armamento

  • O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, disse que Moscou está monitorando o fornecimento de equipamentos e armas para a Ucrânia e atacará as rotas de abastecimento se for detectado.
  • O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, agradeceu ao chanceler alemão, Olaf Scholz, por um pacote de defesa de 3 bilhões de euros (US$ 3,2 bilhões) durante um telefonema entre os dois líderes.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa