Guerra Rússia-Ucrânia: Lista dos principais eventos, dia 429

Guerra Rússia-Ucrânia: Lista dos principais eventos, dia 429

Internacional

À medida que a guerra entra no seu 429º dia, analisamos os principais desenvolvimentos.

Aqui está a situação atual na sexta-feira, 28 de abril de 2023:

Diplomacia

  • O chefe da OTAN, Jens Stoltenberg, saudou a primeira ligação conhecida em tempo de guerra entre o presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, mas observou que Pequim ainda não condenou a invasão em grande escala da Rússia na Ucrânia desde que começou em fevereiro de 2022.
  • O Kremlin disse que as relações com os países europeus estavam no nível mais baixo possível e que cada onda de expulsões de diplomatas russos reduzia o espaço disponível para a diplomacia.
  • O primeiro-ministro Denys Shmyhal disse que convidou o papa Francisco para visitar a Ucrânia e discutiu a fórmula de Kiev para a paz durante conversas no Vaticano.
  • Um tribunal russo multou a Wikimedia Foundation, dona da Wikipedia, em dois milhões de rublos (US$ 24.510) por não deletar “conteúdo proibido” relacionado às forças armadas russas, informou a Interfax.
  • A Rússia rejeitou um pedido da embaixada dos Estados Unidos para visitar o repórter preso do Wall Street Journal, Evan Gershkovich.

Brigando

  • As tropas russas tentaram na quinta-feira cortar importantes rotas de abastecimento para a cidade de Bakhmut, no leste da Ucrânia, e colocaram mais pressão sobre as forças de defesa, disseram oficiais militares ucranianos.
  • Uma pessoa morreu e 23 ficaram feridas em um ataque com mísseis russos a um prédio de apartamentos e casas em Mykolaiv, informou a Ucrânia.
  • O jornal italiano La Repubblica anunciou que o jornalista ucraniano Bogdan Bitik, que trabalhava como intérprete para o jornal, foi morto “provavelmente por atiradores russos” enquanto viajava para Kherson na quarta-feira com o repórter Corrado Zunino.
  • O Ministério da Defesa da Rússia disse que suas forças assumiram o controle de quatro quarteirões no noroeste, oeste e sudoeste de Bakhmut, de acordo com a agência de notícias TASS.
  • A tão esperada contra-ofensiva da Ucrânia pode levar a guerra a uma nova fase crítica, disse o especialista militar Justin Bronk à Al Jazeera.
  • Um desertor do grupo de mercenários Wagner da Rússia, que pediu asilo na Noruega, foi condenado por se envolver em uma briga de bar e por portar uma arma de ar comprimido. Andrey Medvedev, de 26 anos, foi condenado a 14 dias de pena suspensa.

Armamento

  • Os membros da OTAN e seus parceiros forneceram à Ucrânia 1.550 veículos blindados e 230 tanques, de acordo com Stoltenberg da OTAN. Isso equivale a 98% do que foi prometido.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa