Um avião de combate a incêndios florestais na Grécia caiu na ilha de Evia enquanto as chamas destroem casas e forçam a evacuação de milhares de moradores e turistas.
A emissora estatal ERT compartilhou imagens nas redes sociais do avião jogando água sobre um incêndio. Em seguida, é visto colidindo com uma encosta e explodindo em chamas.
Dois helicópteros correram para o local para realizar uma operação de busca e salvamento, disse a força aérea. Não deu detalhes sobre o destino da tripulação – uma equipe de dois aviadores.
Em comunicado, a Força Aérea informou que o avião de combate a incêndios, um canadense CL-215, caiu pouco depois das 15h (12h no horário de Brasília) durante uma operação de combate a incêndios em Platanistos, Evia.
“Uma operação de busca e salvamento está em andamento para os dois aviadores. 1 helicóptero Super Puma e 1 helicóptero AB-205 da Força Aérea, bem como 1 helicóptero S-70 da Marinha correram para a área”, acrescentou a força aérea.
Veja também no Somos Notícia:
Uma vasilha caiu durante os esforços de extinção na área de Platanistos em Karystos.#ERTNews #ERT #fogo pic.twitter.com/J0ohmzQmMH
— ERT (@ertofficial_) 25 de julho de 2023
A Grécia tem lutado contra incêndios florestais na semana passada.
O primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis declarou na terça-feira que a nação mediterrânea está “em guerra” com os incêndios florestais que assolam o país.
“Nas próximas semanas, devemos estar em alerta constante. Estamos em guerra”, disse o primeiro-ministro ao parlamento. “Vamos reconstruir o que perdemos. Iremos indenizar aqueles que foram feridos. … A crise climática já está aqui. Ele se manifestará em todo o Mediterrâneo com desastres maiores”.
Ele alertou que o país enfrentará “mais três dias difíceis pela frente” antes que as altas temperaturas diminuam.
Com informações do site Al Jazeera