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Frutas, verduras, legumes e hortaliças: por que consumir?

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De acordo com os dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel , 2018), a obesidade no Brasil volta a crescer, fato esse preocupante. Conforme o Ministério da Saúde o número de pessoas obesas no Brasil aumentou cerca de 67,8% em um intervalo de 13 anos, de 11,8% no ano de 2006 para 19,8% no ano de 2018.

Os dados apontam que houve um crescimento maior em adultos de 25 a 34 anos e 35 a 44 anos e que embora o sexo masculino apresente maior taxa em relação ao excesso de peso, no ano de 2018 o percentual de obesidade foi maior no sexo feminino, com 20,7% contra 18,7% em relação ao sexo masculino.  

Por essas e outras razões é importante desenvolver hábitos alimentares saudáveis visando uma melhor qualidade de vida no futuro. Porém, muito se fala e pouco se faz, que tal começar aos poucos? Grandes mudanças requerem um período de adaptação, vá com calma. Primeiro comece diminuindo a utilização de alimentos ultraprocessados, que são riquíssimos em açúcares, gorduras e sódio, principal causa do desenvolvimento de várias doenças, dentre as quais estão a hipertensão (popularmente chamada de pressão alta), diabetes e obesidade.

Procure preparar suas próprias refeições utilizando temperos naturais no seu preparo ao invés daqueles industrializados, existe um leque de opção, como limão, açafrão, coentro, cebolinha, pimentas, salsinha etc. Aos que habitualmente fazem suas refeições fora de casa, utilize o poder de escolha a seu favor, a melhor opção sempre existirá. Lembrando que deve haver harmonia e equilíbrio, com relação a quantidade em cada refeição.

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A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo diário, em cinco ou mais dias na semana de pelo menos 400g de frutas, verduras, legumes e hortaliças, porém boa parte da população não consegue ingerir nem a metade disso, o que é extremamente preocupante para saúde da coletividade, pois, estes são ricos em fibras, e elas têm o papel de melhorar o trânsito intestinal, evitando a famosa constipação que causa  um desconforto e tanto . Além disso, algumas pesquisas mostram que as pessoas que ingerem fibras diariamente apresentam menores riscos de desenvolver algumas doenças, tais como o câncer de cólon, hipertensão, diabetes e ainda ajuda no controle do peso.

Viu só como uma coisa leva a outra? São inúmeros os benefícios de incluir as frutas, verduras e hortaliças na nossa alimentação. Para alguns a desculpa para não começar aderir a esse estilo de vida saudável, seria o custo da aquisição. Então lá vai uma dica, procure uma horta comunitária perto de você, em todo canto existe uma hortinha com produtos mais frescos, mais baratos e mais saudáveis, e você ainda estimula a economia local, olha que legal!

Geralmente nessas hortas são encontrados couve, alface, coentro, cebolinha, tomate, berinjela etc. É como dizem, quanto mais perto de casa for o alimento, mais fresco e mais saudável ele será. Não podemos esquecer das frutas, pois nelas são encontradas também uma grande quantidade de fibras e nutrientes importantes para um bom funcionamento do organismo.

 Mas como e em quais horários você pode estar consumindo uma porçãozinha de frutas? Bem, você pode intercalar entre uma refeição e outra, nos famosos lanchinhos da manhã e da tarde, lembrando que uma alimentação saudável sempre é regada de um bom equilíbrio, portanto fique sempre atento na quantidade a ser consumida, é importante.

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Ah, mais é caro, não dar pra ter todos os dias fruta em casa, será que não? Lá vai outra dica, nessa época nos meses de setembro/outubro podemos encontrar facilmente caju (excelente fonte de vitamina C, ideal para o fortalecimento do sistema imunológico), além da manga ( rica em vitamina A, que ajuda na prevenção da cegueira noturna, possui também vitamina C, além de ser uma fonte de fibra, responsável ainda por provoca uma sensação de saciedade no nosso organismo) fora outros nutrientes importantes para sua saúde.

Viu só? Alimentar-se bem é mais uma questão de hábitos, e precisamos aprender a desenvolver esse lado mais consciente se quisermos ter longevidade e inverter os números alarmantes da obesidade e do excesso de peso demostrado pela pesquisa Vigitel 2018, que consigo trazem inúmeras outras doenças evitáveis.

E então, vamos começar os primeiros passos para uma vida mais saudável? Vale a pena, comece aos poucos e logo verá os benefícios adiante. São pequenos atos que transformam e salva vidas, você é o que você come, tenha certeza.

Vale ressaltar que não é apenas um alimento que é bom pra isso ou pra aquilo, é todo um conjunto, acompanhado de muita determinação e foco. E não se esqueça, sempre case hábitos saudáveis com um estilo de vida mais ativo. Faça atividades físicas diariamente e beba muita água.

Fonte: Ministério da Saúde, OMS e Vigitel.

Fonte da Imagem: Seletti
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Estudo alerta para aumento do risco de câncer por consumo de suco de frutas

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Um estudo, que foi publicado nessa quinta-feira no British Medicinal Journal, apontou que tomar suco de frutas todos os dias pode aumentar consideravelmente o risco de câncer, inclusive os que são 100% naturais.

Apenas 100 mililitros (ml) são o suficiente para um aumento de 12% na propensão para o desenvolvimento da doença em geral. A pesquisa indica ainda que o risco é maior para câncer de mama. Em caso de bebidas gasosas como refrigerantes, o risco já é de 18% e 22%.

Pesquisadores afirmam que o açúcar contido nas bebidas é o principal vilão. “O alto consumo de bebidas açucaradas é um fator de risco para obesidade e ganho de peso. E a obesidade é, em si, um fator de risco para o câncer”, explicou Mathilde Touvier, principal autora do estudo, à CNN.

Os estudiosos reforçaram que pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) normal têm riscos semelhantes para o câncer em decorrência de sucos de frutas, tanto artificiais quanto naturais, e também os refrigerantes. De acordo com o estudo, as bebias promovem o acúmulo de gordura corporal no entorno do abdômen, embora a pessoa esteja com o peso adequado.

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Essa associação não foi encontrada em pessoas que têm o hábito de ingerir versões diet, o que indica que o açúcar pode, realmente, ser o elemento que leva ao resultado. Uma observação dos estudiosos é que esse achado deve ser interpretado com cautela, considerando que o consumo de bebidas dietéticas entre os participantes foi baixo.

Segundo dados da pesquisa, não há como precisar a relação direta que explique a razão de bebidas açucaradas podem causar câncer sem que haja mais investigações.

O mais importante, segundo a pesquisa, o ideal é que não seja ingerido mais que um copo de suco por dia, evitando bebidas industrializadas. “A mensagem da totalidade das evidências sobre o consumo excessivo de açúcar e vários resultados de saúde é clara: reduzir a quantidade de açúcar em nossa dieta é extremamente importante”, disse Amelia Lake, da Teesside University, na Inglaterra.

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