O Ministério Público do Piauí, por meio da 7ª Promotoria de Justiça, expediu recomendação ao Município de Picos e à empresa SOTEL – Serviços Técnicos em Eletricidade para que, no prazo de 48 horas, promovam o aterramento ou adoção de outra medida técnica necessária para a cessação dos focos de incêndio e fumaça no aterro localizado ao lado da Comunidade Valparaíso. O documento foi expedido nessa terça-feira, 13 de setembro. O promotor de Justiça Paulo Maurício Gusmão assina a recomendação.
O membro do MPPI requer que seja enviado à Promotoria de Justiça, no prazo de 24 horas, o acolhimento dos termos da recomendação e que, em caso de atendimento, apresente, no prazo de cinco dias, relatório das atividades fiscalizatórias promovidas, discriminando data, horário e local, e ainda o nome e número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas dos autuados ou advertidos.
Nas considerações, o promotor de Justiça explica que, durante uma inspeção no local, foi verificado que no aterro ainda persistem consideráveis focos de calor e fumaça.