AMARANTE

PIAUÍ

Diretoria da ADUFPI participa do II ENE e de marcha em defesa da educação pública

Avatar

Publicado em

PIAUÍ

adufpi em marcha

ADUFPI em marcha pela Educação Pública – O presidente da ADUFPI, Jurandir Lima, juntamente com os diretores Lurdinha Nunes, Mairton Celestino e Jefferson Leite, participaram nesta sexta-feira (17) da Mesa de Abertura do II Encontro Nacional de Educação (II ENE), no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB). Esse ano, o encontro traz como tema “Por um projeto classista e democrático da educação – Contra o Ajuste Fiscal e a Dívida Pública”.
As palestras que acontecem durante o evento trazem uma análise sobre o Ajuste Fiscal e o Endividamento Público a nível nacional, antes e pós-saída da presidente Dilma Rousseff e ainda numa perspectiva em nível de América Latina. Além de debater a educação em vários eixos como: gestão, financiamento, avaliação, gênero, questões étnico-raciais, entre outros.
Ainda na tarde de ontem os professores Jurandir Lima, Lurdinha, Mairton Celestino e Jefferson Leite participaram também da marcha “Em Defesa da Educação”, que marcou a abertura do II Encontro Nacional de Educação (II ENE), organizado pelo Comitê Nacional “Em defesa dos 10% do PIB para a Educação Pública, Já!”. A marcha teve início no Museu da República, percorreu a Esplanada dos Ministérios até o Ministério da Educação (MEC).
“A realização da marcha foi uma das formas de mostrarmos nossa força e também que não vamos ficar parados enquanto a Educação Pública sofre constantes ataques. Nós, enquanto diretoria da ADUFPI, estamos aqui representando os docentes da Universidade Federal do Piauí e lutando pela garantia da manutenção dos nossos direitos trabalhistas, contra a privatização das Universidades e pela garantia de um ensino público de qualidade.”, afirma Jurandir Lima, presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI).
Ao final da marcha, os representantes do “Comitê Nacional Em defesa dos 10% do PIB para a Educação Pública, Já!” entregaram uma carta endereçada ao ministro interino da Educação, Mendonça Filho, em frente ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), que foi recebida por Leonel Cunha (subsecretário de assuntos administrativos do Ministério) e Nadia Ferreira (assessora especial do Ministro Moreira Filho). O documento foi assinado por 15 entidades.
O II ENE reúne em Brasília, até o próximo sábado (18), estudantes secundaristas e universitários, servidores públicos federais, estaduais e municipais, técnicos administrativos, lideranças indígenas e populares, para debater os rumos da educação no país e também para traçar estratégias de combate aos ataques à educação pública.

Leia Também:  Desesperado, lavrador pede ajuda após perder tudo em incêndio no Piauí
ADUFPI EM MARCHA PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA

foto222

ADUFPI em marcha21foto20

 
Postagem: Denison Duarte
Texto: Karla Danielle
Fotos: Mairton Celestino, Jefferson Leite e Jurandir Lima, Jefferson Leite, Lurdinha Nunes e Jurandir Lima.

COMENTE ABAIXO:
Avatar

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

PIAUÍ

Piauí dá início à vacinação das Pessoas com Deficiência Permanentes

Avatar

Publicados

em


Neste sábado (0) o Piauí deu início à vacinação contra a covid-19 das Pessoas com Deficiência permanentes. Na capital, no posto de drive thru do Teresina Shopping, a deputada federal Rejane Dias e o superintendente de Atenção Primária a Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, acompanharam presencialmente a vacinação.

No Piauí, o público alvo foi ampliado. Neste sábado podem receber a vacina pessoas com deficiência permanente (58 e 59 anos), pessoas com transtorno do espectro do autismo (a partir de 18 anos), pessoas com Síndrome de Down (a partir de 18 anos) e pessoas com paralisia cerebral (a partir dos 18 anos).

“É uma importante conquista. O Ministério da Saúde reconheceu a necessidade da inclusão de pessoas com Síndrome de Down, autismo e paralisia cerebral por conta da sua vulnerabilidade. É um momento de alegria, estou presenciando a felicidade dos pais de verem os seus filhos recebendo a vacina e realmente é algo que nos emociona. Grande dia”, disse a deputada Rejane Dias.

Hérlon Guimarães explica que o Estado não seguiu o critério das pessoas que possuem o Cadastro de Prestação Continuada, estabelecido no Plano Nacional de Imunização. “Nós fizemos um instrutivo para que os 224 municípios do Piauí incluíssem no critério de prioridade as pessoas com autismo, Síndrome de Down e paralisia cerebral. Nós saímos na frente para que o maior número de pessoas com deficiência sejam imunizadas, portanto, é um dia importante para o nosso Estado”, afirmou o superintendente.

Leia Também:  Desesperado, lavrador pede ajuda após perder tudo em incêndio no Piauí

Para Maria do Socorro, mãe da Patrícia Oliveira, que possui Síndrome de Down, hoje é um dia de comemoração. “As pessoas com Síndrome de Down têm facilidade em contrair doenças pulmonares, então ficamos muito preocupados. Ela não sai de casa e não frequenta aulas presenciais, o que causa o seu estresse. Estávamos muito ansiosos pela vacina e finalmente esse dia chegou. É um alívio, vamos comemorar muito, mas continuaremos mantendo as medidas necessárias até o fim da pandemia”, pontuou.

Além das PCDs, as pessoas com comorbidades (18 a 59 anos), e gestantes e puérperas com comorbidades (a partir dos 18 anos) também se vacinam hoje. A vacina utilizada é a Covishield, do laboratório Astrazeneca, produzida em parceria com a Universidade de Oxford e a Fiocruz.

Vacinação de pessoas com deficiência
Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA