Programa de certificação de saberes realiza aula inaugural com trabalhadores

Piauí


Mais oportunidades aos trabalhadores que buscam reconhecimento e certificação em suas áreas de atuação. Com o objetivo de iniciar as atividades pedagógicas do Certific – Piauí, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, na tarde desta segunda-feira (07), a aula inaugural para acolher e orientar os profissionais matriculados no programa.

Essa é a segunda edição do Certific Piauí que reconhece saberes do trabalhador através das experiências adquiridas ao longo de sua trajetória profissional. Estão sendo ofertadas 200 vagas contemplando as áreas de Hotelaria, bares e restaurantes, com a certificação em Garçom/Garçonete, e Mecânica, com certificação em Mecânico de Motocicletas.

Além de uma palestra motivacional, foram repassadas as orientações iniciais e informações detalhadas acerca de todas as etapas do processo, além dos seus propósitos e benefícios.

José Barros Sobrinho, superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos da Seduc, destacou que o programa tem a função social de valorizar os profissionais.

“Aquele que é um bom pedreiro, um garçom, artesão, que não tem certificado e que tem a experiência do mercado de trabalho, pode ser reconhecido pelas instituições de ensino com uma certificação, fortalecendo o profissional e o mercado de trabalho. Trabalhamos em parceria com os sindicatos patronais e dos trabalhadores, que entende que esse crescimento profissional também ajuda a sociedade como um todo”, observou o gestor.

Ellen Gera, secretário da Educação, afirmou que a intenção do Certific é muito nobre, pois entrega mais dignidade às pessoas que já são profissionais na prática do cotidiano.

“As bancas examinadoras fazem um processo avaliativo composto por entrevistas individuais, prova teórica e prova prática, além da etapa final de solenidade de certificação pelo Governo do Estado, sendo uma excelente oportunidade para qualificação do currículo, ingresso no mundo do trabalho, aumento salarial e mais valorização”, afirmou o secretário da Educação.

Luana Nascimento, garçonete há 12 anos, disse que o programa Certific ajudará na profissionalização do setor. “Já tenho experiência, mas quando vi uma oportunidade como essa não pensei duas vezes em me inscrever, pois é uma oportunidade única. Agradeço a todos pela parceria e que venham mais programas como esse para nosso Estado”, finalizou.

Fonte: Governo PI

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa