Wilson Martins é eleito membro da Academia de Medicina do Piauí

Piauí
O governador Wilson Martins foi eleito, por unanimidade, na manhã deste sábado (24), para ocupar a cadeira número 49 da Academia de Medicina do Piauí , instituição que congrega os profissionais que mais se destacaram e prestaram relevantes serviços à medicina do estado.

Durante a votação, que ocorreu na sede do Sindicato dos Médicos do Piauí, compareceram vários membros da Academia, dentre eles, o fundador e seu mais antigo integrante, Arimatéa dos Santos, com 82 anos e o ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes.

O governador Wilson Martins, que é especialista em neurologia, fez questão de acompanhar o andamento da votação e revelou expectativa em voltar a participar do meio médico. Ele falou ainda sobre a política de Saúde instituída pelo Governo do Estado durante a sua gestão.

“Eu acho que a atividade médica é uma das mais nobres que existe. Eu me orgulho muito de ser médico. Eu acho que aliviar a dor das pessoas, salvar a vida das pessoas, não há nada mais nobre do que isso. Estou concluindo um mandato de governador onde travei vários embates e um deles foi com a categoria médica, no sentido de primeiro construir um plano de carreira médica”, ressaltou.

Wilson afirma ainda que continua trabalhando para dar melhores condições de trabalho à categoria. “Eu acho que nós cumprimos essa missão. Construímos um bom entendimento, um plano de carreira médica para o Estado e um plano para os trabalhadores da Saúde. Hoje sinto que estou começando a fazer o caminho de volta, voltando para o convívio da minha classe, onde eu cresci muito não só do ponto de vista profissional, mas como pessoa e também como político. É motivo de muita alegria e confesso que estou muito animado com a expectativa de voltar a esse meio importante que é o meio médico”, disse o governador.

Segundo o presidente da Academia de Medicina do Piauí, José Lira Mendes, Wilson Martins reúne todos os atributos necessários para ocupar a cadeira de número 49, antes preenchida pelo médico Fernando Correia Lima, que faleceu em abril deste ano.

“O candidato é avaliado quanto a sua importância na prestação do serviço médico, no desenvolvimento da medicina no Estado do Piauí, na formação de jovens médicos e nas atenções voltadas ao exercício da profissão e nessas condições avaliadas, que são para todos os candidatos, o doutor Wilson foi considerado apto, ou seja, a solicitação de sua inscrição foi pertinente, de forma que hoje ele se submeteu a esta eleição”, afirma.

Na ocasião, o vice-presidente da Academia, o cardiologista Itamar Costa, fez a leitura de uma carta aberta escrita por ele relatando um atendimento feito em Parnaíba, pelo Samu Aéreo, a um paciente infartado. Na carta, o médico afirma que se não fosse a rapidez e os procedimentos corretos empreendidos no atendimento, provavelmente, o paciente, um sargento da Polícia Militar, não teria sobrevivido.

“O que Wilson fez foi uma atitude fantástica, adquirir um Samu Aéreo. Esse caso que eu conto aconteceu quarta-feira, e eu jamais poderia me omitir de escrever alguma coisa porque o paciente estava em Parnaíba, com uma dor no peito e teria que ser levado para uma cidade que tem uma estrutura como a de Teresina. Imediatamente o Samu fez a conexão com o Samu Aéreo que foi com uma equipe, trouxe o paciente e lá a equipe médica já estava esperando porque o Plamta, que é o plano de saúde desse cidadão, já tinha liberado e aconteceu exatamente isso. Em tempo hábil, o paciente recebeu um tratamento de primeiro mundo. Então, nós como piauienses, temos muito que agradecer essa atitude do governador de instituir o Samu Aéreo aqui”, conta.

Sobre o ocorrido, Wilson afirmou que isso prova que o Governo está fazendo a sua parte e que vem realizando ações transformadoras dentro da política pública de Saúde.“O Itamar registrou o acontecido e nós ficamos muito felizes por isso, porque não adianta só você fazer um investimento, criar um programa, construir e prestar conta do dinheiro que você usou pra aquilo, você tem que fazer tudo isso e colher o resultado lá na ponta. Não é só o processo, mas o resultado de uma ação pública de Governo. E uma ação como essa, envolvendo o Plamta e também o Samu Aério, não é uma ação pontual, é um programa que vai permanecer, finaliza o governador.

Currículo

Wilson Martins é médico formado pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Fez “Residência Médica em Neurocirurgia” pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); “Especialização em Neurologia” pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), “Especialização em Administração Hospitalar e Sanitária” pela Universidade Gama Filho; “Aperfeiçoamento Profissional” em Neurocirurgia, através de Freie Universitat Berlim – Universitat Klinikum Steglitz em Berlim/Alemanha e, na cidade de São Paulo, cursou o “Mestrado em Neurocirurgia” na Escola Paulista de Medicina.

Foi Professor Colaborador da disciplina de “Neurologia” da Escola de Medicina da Fundação Técnica Educacional Sousa Marques no Rio de Janeiro.

Professor Assistente da disciplina de Neurologia da Universidade Federal do Piauí – UFPI, Neurocirurgião do Hospital Getúlio Vargas. É Membro Titular da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia, da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Academia Brasileira de Neurocirurgia. Foi chefe dos residentes do Instituto de Neurologia Deolindo Couto da UFRJ e Presidente da Associação Piauiense de Medicina. Atualmente, é o mais novo integrante da cadeira número 49 da Academia de Medicina do Piauí, cujo patrono é Júlio Hartman.

Foto: Francisco Leal

Compartilhe este post
Macedo CarnesSabores da TerraCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário