Um incêndio atingiu a maior usina nuclear da Europa, a Zaporíjia, que fica na Ucrânia, pouco depois de um ataque de tropas russas, segundo informou o prefeito da cidade de Energodar na noite dessa quinta-feira.
“Como resultado do contínuo bombardeio inimigo de prédios e unidades da maior usina nuclear da Europa, a usina nuclear de Zaporíjia está pegando fogo”, disse o prefeito Dmytro Orlov em seu canal Telegram, citando o que chamou de ameaça à segurança mundial, mas sem dar mais detalhes.
O prefeito disse mais cedo que uma coluna de tropas russas seguia em direção à usina nuclear, relatando que “tiros altos podiam ser ouvidos na cidade”. Autoridades ucranianas disseram ainda que tropas russas estavam intensificando os esforços para tomar a usina e que haviam entrado na cidade com tanques.
Hoje, pela manhã, as agências internacionais disseram que as tropas russas chegaram a avançar até 35 km da usina Zporíjia, confrontando com ucranianos em Voznesenk, a cerca de 30 km, ainda nessa quarta-feira.
Na ocasião, o chefe interino da empresa nuclear estatal ucraniana Energoatom, Petro Kotin, disse que “se a situação piorar, será impossível pensar no que acontecerá se eles começarem a bombardear. Eles simplesmente não sabem o que estão fazendo”. Ele ainda pontuou que não acredita que os russos tenham recebido ordens para fazer um ataque às usinas.
Com informações do O Globo
Compartilhe este post