Zelenskyy chega a Roma para encontros com o Papa Francisco e líderes italianos

Zelenskyy chega a Roma para encontros com o Papa Francisco e líderes italianos

Internacional

ROMA (AP) – O presidente ucraniano Volodymr Zelenskyy chegou a Roma no sábado para conversas com autoridades italianas e o Papa Francisco, que disse que o Vaticano lançou uma iniciativa nos bastidores para tentar acabar com a guerra iniciada no ano passado pela Rússia.

Zelenskyy chegou a um aeródromo militar no aeroporto de Ciampino, em Roma, informou a emissora estatal RAI. O ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, estava presente para recebê-lo, disse a agência de notícias ANSA.

“Hoje em Roma”, Zelenskyy twittou. ”Estou me reunindo com o presidente da Itália Sergio Mattarella, o primeiro-ministro da Itália @GiorgiaMeloni e o papa @Pontifex. Uma visita importante para a próxima vitória da Ucrânia! ”

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, apóia firmemente a ajuda militar e de outra natureza à Ucrânia e a Mattarella, que é chefe de Estado. O encontro com Mattarella no palácio presidencial do Quirinale foi o primeiro encontro oficial daquela que se prevê seja uma visita à capital italiana de várias horas. Acredita-se que Zelenskyy esteja indo para Berlim em seguida.

A programação exata de Zelenskyy não foi anunciada publicamente por questões de segurança, e o Vaticano apenas confirmou uma reunião papal pouco antes do pouso do avião do presidente ucraniano.

A rádio estatal italiana informou que, como parte das medidas de proteção, uma zona de exclusão aérea foi ordenada para os céus de Roma e atiradores de elite da polícia foram colocados estrategicamente em prédios altos.

Meloni se encontrou com Zelenskyy em Kiev, pouco antes do aniversário da invasão em grande escala da Rússia em 24 de fevereiro de 2022.

Francisco, que anseia pela paz, se encontrou pela última vez com o líder ucraniano em 2020.

O pontífice faz frequentes apelos apaixonados em nome do povo “mártir” da Ucrânia, em suas palavras.

No final de abril, voltando para Roma de uma viagem à Hungria, Francisco disse a repórteres no avião que o Vaticano estava envolvido em uma missão de paz nos bastidores, mas não deu detalhes. Nem a Rússia nem a Ucrânia confirmaram tal iniciativa.

O governo alemão, por sua vez, disse que está fornecendo à Ucrânia ajuda militar adicional no valor de mais de 2,7 bilhões de euros (US$ 3 bilhões), incluindo tanques, sistemas antiaéreos e munição.

O anúncio no sábado ocorreu enquanto os preparativos estavam em andamento em Berlim para uma possível primeira visita de Zelenskyy à Alemanha desde que a Rússia invadiu seu país no ano passado.

O ministro da Defesa, Boris Pistorius, disse que Berlim quer mostrar com o último pacote de armas “que a Alemanha é séria em seu apoio” à Ucrânia.

“A Alemanha fornecerá toda a ajuda que puder, pelo tempo que for necessário”, disse ele.

___

Frank Jordans contribuiu de Berlim.

___

Siga a cobertura da guerra pela AP em https://apnews.com/hub/russia-ukraine


Fonte: AP News

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa