Ucrânia diz que 16 morreram em ataque russo a Kherson

Ucrânia diz que 16 morreram em ataque russo a Kherson

Internacional

As greves ocorrem quando as autoridades locais anunciam um toque de recolher de 58 horas na cidade a partir de sexta-feira.

Autoridades ucranianas dizem que um ataque russo na região sul de Kherson matou pelo menos 16 pessoas, enquanto as autoridades locais anunciaram a introdução de um toque de recolher na principal cidade de mesmo nome.

“Na manhã de 3 de maio, as tropas russas começaram o bombardeio maciço da cidade de Kherson e dos assentamentos da região”, disse o gabinete do procurador da região de Kherson em um comunicado na quarta-feira.

Ele disse que 12 das 16 pessoas mortas estavam na cidade de Kherson. “Cerca de 22 civis” ficaram feridos, acrescentou.

Reportando de Kherson, Tamer al-Samadi, da Al Jazeera, disse que os ataques de artilharia atingiram uma das poucas superlojas em funcionamento na cidade, com vítimas, incluindo funcionários e clientes.

“O local foi bombardeado e, como resultado, todo o edifício foi danificado”, disse al-Samadi da cena perto de cadáveres caídos no chão em uma poça de sangue.

Não houve comentários imediatos da Rússia.

Os ataques aconteceram enquanto a Ucrânia se preparava para uma ofensiva de primavera. A cidade de Kherson – da qual as forças russas se retiraram em novembro passado – está localizada perto da linha de frente no sul da Ucrânia.

Separadamente na quarta-feira, as autoridades anunciaram que Kherson estará sob toque de recolher das 17:00 GMT de sexta-feira até as 03:00 GMT de segunda-feira. As autoridades ucranianas introduziram no passado medidas semelhantes para facilitar a movimentação de tropas e armas.

“Durante essas 58 horas, é proibido circular nas ruas da cidade. A cidade também estará fechada para entrada e saída”, disse o chefe da administração militar regional de Kherson, Oleksandr Prokudin, ao Telegram, aconselhando os moradores a estocar alimentos e remédios.

Prokudin disse que os moradores podem fazer caminhadas curtas perto de suas casas ou visitar lojas, mas devem levar documentos de identidade com eles.

“Tais restrições temporárias são necessárias para que os policiais façam seu trabalho e não o coloquem em perigo”, escreveu ele.

Kherson foi capturado pelas tropas russas nos primeiros dias da invasão de fevereiro de 2022 e permaneceu sob ocupação russa até novembro de 2022.

As forças russas na época se retiraram da cidade, cruzando para o lado leste do rio Dnipro, que agora delineia parte da linha de frente no sul da Ucrânia.

Também na quarta-feira, a Rússia acusou a Ucrânia de uma tentativa fracassada de assassinar o presidente Vladimir Putin em um ataque de drone durante a noite na cidadela do Kremlin na capital, Moscou. Ele disse que Putin estava seguro e ameaçou retaliar.

A Ucrânia negou qualquer participação no suposto incidente e relatou alertas de ataques aéreos sobre a capital, Kiev, e outras cidades.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa