EL PAÍS

Três aplicativos para desconectar do celular durante as férias de verão

Tecnologia

Mais de quatro horas. É o tempo que um usuário passa em média grudado em seu Smartphone, de acordo com App Annie. Quanto tempo você consegue ficar sem olhar para o celular enquanto conversa com seus amigos, lê um livro na praia ou assiste a uma série? Embora possa parecer contra-intuitivo, existem alguns aplicativos projetados para ajudá-lo a obter uma “desintoxicação digital”. Se o Google propôs colocar o celular em um envelope de papel impresso que só permitia fazer e receber chamadas para evitar distrações, esses aplicativos servem para reduzir as funções do celular, bloqueá-lo e até colocar um pouco de dinheiro em jogo.

Um segundo

“Você só queria verificar aquela mensagem e acabou navegando no Instagram por 30 minutos? As redes sociais são feitas para manter você conectado e passar o máximo de tempo possível nelas”, dizem os criadores do Um segundo. Esta aplicação, disponível em Loja de jogos e em a loja de aplicativos, pretende livrar o usuário desse tipo de distração em um determinado período —como o verão— ou a longo prazo. Como? Pedindo para você respirar fundo antes de abrir um aplicativo. Seus criadores querem fazer as seguintes perguntas: “Você realmente quer passar um tempo lá? Ou foi apenas um impulso de tédio ou estresse?

La aplicación One Sec pide al usuario que respire profundamente antes de abrir una aplicación.
O aplicativo One Sec pede ao usuário que respire fundo antes de abrir um aplicativo.Um segundo

Ao abrir um aplicativo como Instagram, Twitter ou TikTok, aparece uma aba pop-up que, além de pedir para respirar, informa o número de tentativas de acesso nas últimas 24 horas e oferece a opção para fechá-lo. Um estudo com 500 participantes publicado na revista PNAS indica que 36% das vezes que esses usuários tentaram abrir um aplicativo, eles o fecharam imediatamente após a janela pop-up aparecer. “Em média, os usuários economizam uma hora por dia, o que equivale a duas semanas por ano”, dizem seus criadores.

Para configurar o One sec em um iPhone, é preciso seguir um tutorial e usar o aplicativo Atalhos, instalado por padrão no celular. Embora leve apenas alguns minutos, você deve prestar atenção porque o processo não é totalmente intuitivo. Em celulares Android, basta conceder algumas permissões ao aplicativo. Mas o One Sec só funciona de graça com um aplicativo. Existe uma versão de pagamento mensal (que custa cerca de quatro euros por mês) e uma anual (cerca de 10 euros por ano) que permitem utilizar várias aplicações ou bloqueá-las totalmente durante um determinado período de tempo, além de sugerirem “alternativas saudáveis”. definido anteriormente – como praticar esportes ou ouvir um podcast.

desintoxicação digital

O uso do smartphone pode estar relacionado a maiores taxas de depressão e ansiedade, dificuldade para dormir e problemas musculoesqueléticos, além de reduzir a qualidade das interações sociais, de acordo com umuma crítica publicada na revista Mídia móvel e comunicação. Para alcançar desengatar mobile, os criadores do Digital Detox propõem vários desafios: desde os “fáceis”, que consiste em bloquear o telemóvel durante duas horas, aos mais difíceis, que prolongam o desafio para dois dias.

Digital Detox inclui vários desafios para 'desligar' do celular.
Digital Detox inclui vários desafios para ‘desligar’ do celular.desintoxicação digital

“Desafio Detox Digital. Desligue sua tela. Ilumine sua vida”, sugere o app, Disponível apenas para celulares Android na Play Store. O usuário pode iniciar esses desafios a qualquer momento ou agendá-los para uma data específica. Durante o “detox”, você pode escolher se deseja permitir chamadas telefônicas ou ativar o modo “não perturbe”.

“Um pouco de perspectiva. Ninguém chega ao fim da vida e diz: ‘Gostaria de ter passado mais tempo com o telefone’”, indica o aplicativo no início de um desafio. Logo em seguida, outras mensagens aparecem na tela: de “leia um livro” a “você consegue, a humanidade sobrevive há milhares de anos sem enviar mensagens, tweets e fotos”. Para que o utilizador o leve a sério, há dinheiro em jogo nesta app: se, uma vez iniciado um desafio, quiser abandoná-lo, terá de pagar 0,99 euros. Em caso de emergência, você pode sair brevemente de graça por um período de tempo predefinido – entre 1 e 10 minutos.

Floresta

Floresta, disponível em Loja de jogos gratuitamente e em Loja de aplicativos por 3,99 euros, quer ajudá-lo a “pôr o telemóvel de lado para se concentrar no presente”. O usuário pode plantar uma árvore sempre que quiser se concentrar em outra coisa que não seja o telefone. Depois de definir o tempo desejado – entre 10 e 120 minutos – a árvore começará a crescer, mas morrerá se o aplicativo for fechado ou o desafio for abandonado.

No aplicativo Floresta, o usuário planta uma árvore digital que cresce se o celular não for tocado.
No aplicativo Floresta, o usuário planta uma árvore digital que cresce se o celular não for tocado.Floresta

“Você quer sair? Vai ter uma árvore murcha na sua floresta”, alerta o aplicativo nesse caso. Embora a morte de uma árvore digital não represente um grande risco, há quem, após vários dias de uso, considere que “é uma tática motivacional surpreendentemente bem-sucedida”. cada árvore plantada ou abandonados aparece em uma floresta virtual, onde o usuário pode consultar métricas semanais, mensais ou anuais. Se ao plantar uma árvore você escolheu um rótulo —como “lazer”, “descanso” ou “social”—, mais tarde você poderá ver em quais atividades você gasta mais tempo quando não está grudado no celular.

Os criadores do Forest, que lidera o ranking de aplicativos de pagamento por produtividade na App Store, firmaram parceria com uma organização chamada Árvores para o Futuro plantar árvores reais na África. Os usuários com a versão paga do aplicativo —que custa pouco mais de quatro euros no Android— precisam obter 2.500 moedas virtuais por ele. Algo que pode levar muito tempo, já que em um desafio de 10 minutos você consegue 3 moedas e em um desafio de 120 minutos, cerca de 40. Apesar disso, mais de 1,5 milhão de árvores já foram plantadas graças aos usuários, dependendo do aplicativo. .

você pode seguir O PAÍS Tecnologia em Facebook y Twitter ou cadastre-se aqui para receber nossos newsletter semanal.


Com informações do EL Pais / Tecnología

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa