AMARANTE

conter avanços da covid-19

Amarante realiza manhã de testes rápidos para conter avanços da Covid-19

Avatar

Publicado em

Notícias de Amarante

testes rápidos em amarante

A Prefeitura de Amarante realizou na manhã desta quinta-feira (08) testes rápidos na Praça da Prefeitura por meio do programa Busca Ativa, do Governo do Piauí. A ação, que visa conter a disseminação do novo coronavírus – causador da Covid-19, foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde com o suporte da Vigilância Sanitária do município. O momento reuniu grande público, das 8h às 11h.

Os testes rápidos em Amarante tiveram como público-alvo coletores de lixo, frentistas de postos de combustíveis, vendedores ambulantes que atuam na BR-343, entregadores de alimentos, de bebidas e de gás na forma de delivery.

Profissionais da Saúde do Estado acompanharam os trabalhos em Amarante. O Busca Ativa – atualmente presente em 200 municípios do Piauí, foi criado em parceria com a Vice-Governadoria do Estado, e faz parte do programa PRO Social.

Em conversa com o Somos Notícia, a coordenadora da Atenção Básica de Amarante, Fátima Noleto, falou sobre a importância da testagem e da parceria com o Governo do Piauí.

“A gente conseguiu fazer essa testagem rápida em Amarante por meio de uma iniciativa da Prefeitura com o apoio do programa Busca Ativa. Nossa situação não é tão difícil porque uma das coisas que contribuíram muito foi o Decreto do prefeito, que de certa forma limitou o funcionamento dos estabelecimentos”, explicou Fátima Noleto.

A secretária municipal de Saúde, Claudiana Pereira, destacou a importância da ação aos profissionais que não podem deixar suas atividades durante a pandemia. “Essa foi uma preocupação nossa em buscar junto ao estado esse reforço, o que nos deu essa estrutura, vendo a necessidade desse público que precisa trabalhar e que, geralmente, adentra as casas para fazer o seu trabalho. São profissionais dos quais nós necessitamos do atendimento deles.”

Leia Também:  Prefeito Adelbarto Santos assina Termo de Cooperação Técnica do PAA

Servidores de diversas empresas de Amarante, a exemplo da Nacional Gás, foram testados. “Sem dúvida, essa é uma grande iniciativa da gestão municipal e do governo do Estado. Essa ação, nos dá melhor condição de trabalho, pois lidamos diretamente com o público na modalidade delivery”, disse Glêdson Bezerra, da organização da empresa.

A Câmara de vereadores também esteve no local representada por membros da casa como os legisladores Francisquinho, Luan Brandão, Cinara Queiroz e o presidente da Casa – Sebastião Campelo.

O propósito dos vereadores, segundo Sebastião Campelo, é contribuir com a melhoria nas condições de saúde da população. “Estamos todos empenhados no sentido de contribuir e atender melhor a nossa população. Nós mobilizamos nossos vereadores porque esta é uma grande ação, e estaremos, sem dúvida, a favor do bem-estar do nosso município.”

Amarante dá um passo importante, é o que disse o vereador Francisquim – um dos idealizadores da parceria para realização da testagem rápida no município por meio do programa Busca Ativa.

“Está de parabéns o governador e o secretario de Saúde Florentino Neto, como também a nossa diretora Dília Falcão pela execução do programa. Por meio desse ofício a gente deu entrada com prefeito há mais de mês e fomos atendidos, mesmo com uma demanda tão grande em todo o estado. Só temos que agradecer porque são vários pedidos de municípios”, disse o legislador.

Leia Também:  Dois presos da Casa de Custódia de Teresina fogem durante atividade na Unidade

O programa Busca Ativa está em 200 municípios do Piauí com um total de 230 equipes em todo o estado. O governador Wellington Dias já distribuiu mais de 80 mil testes para ação do programa Busca Ativa, o que possibilitou o diagnóstico de mais de 10 mil casos positivos em todo o estado.

De acordo com a gerente da Atenção Básica do estado e também diretora do programa Busca Ativa, Dília Falcão, a intenção é identificar precocemente pessoas contaminadas pelo novo coronavírus.

“O objetivo da parceria é juntar forças do município com o Governo do Estado para que seja feito o rastreio precoce dessas pessoas como forma de possibilitar um êxito maior de cura. Caso surja alguém infectado, a gente encaminha para o Centro de Referência para ser avaliado pelo médico do município e acompanhado pela equipe. Nós seguimos nessa luta com o firme propósito de estabelecer ações preventivas. A população precisa apenas entender que ela também tem que fazer a sua parte”, explicou Dília Falcão.

O boletim Covid-19 dessa quarta-feira trouxe a informação de 08 casos confirmados em 24 horas e 10 altas médicas e 01 óbito ocorrido na comunidade Mimbó. A vítima, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, tinha comorbidades.

Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia

Testes rápidos em Amarante

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícias de Amarante

Acusado de assaltar mercadinho Minipreço em Amarante é preso em São Francisco do MA

Avatar

Publicados

em

Uma ação conjunta das polícias Civil e Militar do Maranhão resultou na prisão do acusado do assalto ao Mercadinho Minipreço, em Amarante, crime ocorrido no dia 20 de janeiro deste ano.

O delegado Otony Nogueira Neto informou ao Somos Notícia que a Polícia Civil do Piauí com a do Maranhão vinham trocando informações sobre o acusado após um assalto praticado pelo mesmo em Barão de Grajaú.

“Ele foi preso em São Francisco do Maranhão. Utilizamos as imagens do assalto ao Minipreço. Ele praticou um novo assalto no final de março em Barão de Grajaú. Foi feito o monitoramento e a investigação para saber o paradeiro dele”, disse o delegado.

O suspeito tem 20 anos e não teve a identidade informada. Segundo Otony, as investigações continuam no sentido de identificar outros envolvidos no crime em Amarante. “Do minimercado foram levados celulares e bebidas. Estamos investigando se ele agiu sozinho. Ao ser interrogado em Barão de Grajaú, ele negou o assalto ao estabelecimento de Amarante. Mas nós temos arquivos que ajudaram na investigação”, finalizou ao afirmar que o inquérito está sendo concluído.

Leia Também:  Veja neste sábado o combate entre o amarantino Massaranduba x Michael Chiesa, em Las Vegas

No assalto ocorrido em Barão de Grajaú no final de março, de acordo com informações, ele teria levado a moto da vítima. O acusado do assalto, segundo o delegado, já respondeu a dois boletins de ocorrência circunstanciada quando menor de idade por atos infracionais contra o patrimônio.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA