Sudão lutando em seu 23º dia: uma lista dos principais eventos

Sudão lutando em seu 23º dia: uma lista dos principais eventos

Internacional

A luta continua enquanto os lados em guerra iniciam negociações de pré-negociação com a Arábia Saudita e os EUA como mediadores.

Aqui está a situação no domingo, 7 de maio de 2023:

Brigando:

  • Os ataques aéreos e os combates continuaram na capital de Cartum, inclusive na cidade de Cartum, ao norte, do outro lado do Nilo, de Cartum, onde aviões de guerra e explosões foram ouvidos durante a noite.
  • O exército sudanês expulsou as Forças de Apoio Rápido (RSF) de Nyala, no estado de South Darfur, de acordo com Hiba Morgan, da Al Jazeera.
  • A Save the Children UK disse no sábado que uma antiga escola em Darfur foi incendiada durante os combates na semana passada, acrescentando que pelo menos 190 crianças foram mortas desde o início do conflito.

Situação humanitária:

  • No sábado, a Organização Mundial da Saúde disse que 30 toneladas de suprimentos médicos chegaram a Porto Sudão de avião, uma das primeiras remessas desse tipo desde o início dos combates. A OMS ainda aguarda as autorizações de segurança e acesso para fazer remessas semelhantes a Cartum, onde os poucos hospitais em funcionamento estão ficando sem suprimentos.
  • O Catar realizou um voo de socorro para o Sudão carregando cerca de 40 toneladas de alimentos e deixando 150 evacuados.
  • Pelo menos 550 pessoas foram mortas, incluindo civis, e mais de 4.900 ficaram feridas até 1º de maio, segundo o Ministério da Saúde sudanês, desde o início do conflito em 15 de abril.
  • A agência de refugiados da ONU estima que o número de pessoas que fogem do Sudão provavelmente chegará a 860.000.

Diplomacia:

  • Mohamed Hamdan “Hemedti” Dagalo, da RSF, confirmou a participação do grupo nas conversações indiretas que ocorrem na cidade costeira saudita de Jeddah entre as partes em conflito. A Arábia Saudita e os Estados Unidos saudaram o início dessas “conversações pré-negociações”, a primeira tentativa séria de acabar com os combates, embora ambos os lados tenham dito que discutiriam apenas uma trégua humanitária, não o fim da guerra.
  • O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, viajou para a Arábia Saudita para mediar as negociações ao lado dos líderes sauditas.
  • O movimento pró-democracia do Sudão disse que as negociações seriam “um primeiro passo” para acabar com o conflito.
  • A Turquia deve transferir sua embaixada em Cartum para Port Sudan depois que o carro do embaixador turco foi atingido por tiros, disse o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa