Dezenas de milhares se reúnem na Moldávia pela adesão à UE

Dezenas de milhares se reúnem na Moldávia pela adesão à UE

Internacional

Os manifestantes pediram aos líderes políticos que emendassem a constituição para mencionar especificamente a orientação europeia do país.

Dezenas de milhares de moldávios se reuniram na capital, Chisinau, para apoiar o avanço de seu governo pró-ocidente em direção à Europa em meio ao que as autoridades disseram ser esforços russos para desestabilizar seu país.

Mais de 75 mil pessoas participaram no domingo da manifestação no centro da capital, segundo estimativas iniciais da polícia.

Eles agitavam bandeiras da União Europeia e entoavam slogans pró-europeus.

“Viemos dizer em voz alta, com confiança e orgulho que os moldávios são europeus!” O presidente Maia Sandu, que havia convocado o comício, disse à multidão.

Ela disse que seu país quer se juntar à UE de 27 nações até 2030.

“Esta é a chance de nosso povo viver em paz e prosperidade”, disse ela.

A Moldávia foi duramente atingida pelo impacto da invasão de Moscou à vizinha Ucrânia, que Chisinau repetidamente condenou e solicitou a adesão à UE.

Sandu acusou a Rússia de tentar sabotar sua integração europeia alimentando protestos e propaganda antigovernamentais. Moscou nega intromissão nos assuntos da Moldávia.

“A Moldávia não quer ser chantageada pelo Kremlin”, disse Sandu no comício que lotou uma praça central.

A polícia disse que mais de 75.000 manifestantes estavam presentes.

“Não queremos mais ficar na periferia da Europa”, disse ela.

A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, discursa durante uma manifestação de apoio ao caminho europeu da Moldávia, em Chisinau, Moldávia, 21 de maio de 2023. REUTERS/Vladislav Culiomza
A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, faz um discurso durante um comício para apoiar o caminho europeu da Moldávia, em Chisinau, Moldávia, em 21 de maio de 2023 [Vladislav Culiomza/Reuters]

Bem-vindo ‘de braços abertos’

Em visita a Chisinau, a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, também se dirigiu ao comício, dizendo que a Europa receberia a Moldávia “de braços e corações abertos”.

“Trata-se de nós dois: você trará um pedaço da Moldávia para a Europa e tornará a Europa mais forte”, disse ela.

Os manifestantes pediram aos líderes políticos da Moldávia que emendassem a constituição para mencionar especificamente a orientação europeia do país.

O líder do Partido Shor, da oposição pró-Rússia, o empresário exilado Ilan Shor, disse a seus apoiadores em protestos rivais em várias cidades por meio de um link de vídeo que buscaria um referendo sobre a política externa da Moldávia.

Shor, sancionado pelos Estados Unidos como um agente de influência russa na Moldávia, foi condenado a 15 anos de prisão à revelia no mês passado por seu papel no roubo de 1 bilhão de dólares de bancos moldavos em 2014.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
consultoria natura avonSabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa