saúde programa Proteja secretarias

Saúde de Amarante implanta o programa Proteja e firma parceria com secretarias no combate à obesidade infantil

Amarante

Profissionais das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação, Esportes, Agricultura e Assistência Social estiveram na manhã desta quinta-feira (24) na Câmara de Vereadores de Amarante para a apresentação e implementação do Programa de Estratégia Nacional para a Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja), do Ministério da Saúde.

A Secretaria de Saúde de Amarante, que fez a adesão ao programa em dezembro de 2021, consolidou durante o evento a intersetorialidade das ações, contando com a participação das referidas secretarias. O propósito, segundo informações, é promover ações consideradas essenciais que podem apoiar a reversão do cenário de obesidade infantil no município. O Proteja trabalha com o público, desde a gestante a crianças de 10 anos.

A apresentação foi feita aos profissionais e representantes das secretarias pela nutricionista Ana Clara. “Dentro do projeto tem ações essenciais e complementares às quais o município já aderiu, e agora a gente está implantando no município para começar a execução dessas ações. Os participantes deste evento estão tendo o conhecimento acerca do projeto e como será o seu funcionamento em Amarante”, disse ao Somos Notícia.

O Proteja será coordenado em Amarante pela nutricionista Ana Clara e por Flávia Alexandre, responsável pelo grupo condutor que vai implementar as ações essenciais e complementares o município. O programa tem duração de dois anos para ser executado no município. São atividades que envolvem a atenção primária à saúde, devendo ser desenvolvidas a partir do primeiro ano do programa em Amarante. “Hoje, estamos fazendo o primeiro contato com as secretarias que vão ser nossas parceiras. No relatório anual da gestão deve comprovar o resultado das ações que foram executadas durante o período”, completou a nutricionista.

“Esse programa é de suma importância porque trata da obesidade infantil, e a secretaria de esportes não poderia deixar de se fazer presente nesse momento tão importante, levando em conta que nossa secretaria visa o melhor estado dessa criança no tocante ao esporte, com atividades físicas. Estamos atuando com melhorias na abertura de espaços para nossas crianças praticarem atividades físicas. Portanto, a gente se sente imbuído nesse papel em participar dessas ações”, disse o secretário de Esportes, Gonçalo Nepomuceno.

De acordo com o coordenador Tuquinha, que no evento representou a Assistência Social, o Proteja vai representar um reforço às ações que já são realizadas pela Assistência Social por meio do programa Criança Feliz.

“O programa (Proteja) é maravilhoso, e a Assistência Social, como parceira, já trabalha com esse público desde o útero da mamãe por meio do programa Criança Feliz. Com o programa Proteja, a gente vai abrir mais um leque, levando as informações de forma mais precisa e trabalhando políticas públicas de maneira concentrada para que a família se torne um público com maior excelência e qualidade de vida”, considerou.

A coordenadora de Atenção Básica de Amarante, Fátima Noleto, considera que a intersetorialidade vai ajudar nas ações. Fátima Noleto fez uma avaliação positiva do evento. Segundo ela, no próximo passo, as equipes da ESF irão definir a forma de execução das ações e as funções entre os profissionais das equipes dentro do projeto.

“O programa veio para somar com o que a Secretaria de Saúde já tem com relação a superar essa condição de obesidade que existe em Amarante. Nós já realizamos atividades para esse grupo dentro da Equipe de Estratégia de Saúde da Família direcionadas às crianças. O que vai mudar, é que agora teremos o apoio intersetorial, pois todas as secretarias são importantes na questão da obesidade infantil”, pontuou.

A secretária municipal de Saúde, Claudiana Pereira, também fez uma avaliação positiva sobre o evento ao considerar a necessidade das parcerias na prevenção e controle da obesidade infantil no município. “Vemos que é um programa de extrema relevância e que vai nos ajudar muito nesse quesito. Nós resolvemos aderir e ir atrás de parceiros que possam nos ajudar a desenvolver essas ações em Amarante. Este público vai agir diretamente com as atividades que serão executadas. Com o apoio de todos, com certeza, ao final desses dois anos, nós teremos um resultado positivo”, considerou.

Em relação ao programa, a Secretaria Municipal de Saúde acredita que, ao final do prazo de dois anos, o programa vai continuar em execução no município por meio das Equipes de Estratégia de Saúde da Família.

Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa