'Renasci dela novamente', diz filha após receber doação de rim da Mãe em hospital de Teresina

‘Renasci dela novamente’, diz filha após receber doação de rim da Mãe em hospital de Teresina

Teresina

No mês das mães, o Hospital Unimed Primavera (HUP) contou com um emocionante gesto de amor. A mãe, Antônia Sousa Silveira, doou um rim à sua filha, Léia Silveira, em um transplante que, certamente, simbolizou um novo nascimento para ambas. Este foi o 34º transplante renal realizado pelo HUP, o único hospital privado do Piauí que realiza transplantes renais intervivos.

O Diagnóstico e a Luta Contra o Lúpus

Léia Silveira descobriu que tinha Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) após a gravidez. Portanto, a doença avançou rapidamente, comprometendo seus rins e levando à perda total da função renal. “A princípio eu não tinha problema renal, descobri após a gravidez. Como eu não sabia que tinha a doença, eu não a tratava. Foi quando o lúpus entrou em atividade e atacou meus rins. Após biópsia, fui diagnosticada com Nefrite Lúpica, o que causou a perda total da minha função renal”, relatou Léia.

A filha no aguardo de um rim, que seria da própria mãe

Após o diagnóstico, Léia passou um ano e seis meses em hemodiálise enquanto aguardava um doador compatível, que ela nem sabia da possibilidade de a própria mãe ser a doadora. Seu pai foi a primeira opção, mas a incompatibilidade sanguínea o impediu de doar. Antônia, sua mãe, prontificou-se imediatamente e, após uma série de exames, foi confirmada como doadora compatível. “Meu pai era a primeira opção, mas não somos compatíveis no tipo sanguíneo. Minha mãe logo se prontificou e, portanto, fez todos os exames e tudo deu certo. Receber o rim da minha mãe significa que eu renasci dela novamente”, comentou Léia.

O sucesso do transplante

O transplante foi realizado com sucesso no HUP, que desde 2019 realiza esse tipo de procedimento. O nefrologista Dr. Avelar Alves da Silva destacou, no entanto, o sucesso do programa de transplante do hospital, que já realizou 34 procedimentos com 100% de êxito. “Em Teresina existia uma carência muito grande em relação à questão dos transplantes renais, só havia um hospital público que realizava esse tipo de procedimento. Nós resolvemos criar esse programa no Hospital Unimed Primavera, e já estamos há cinco anos com 100% de sucesso”, afirmou o médico.

Conclusão

Em resumo, a história de Antônia e Léia Silveira é um testemunho do amor incondicional e da generosidade materna. No Hospital Unimed Primavera, a dedicação e o sucesso do programa de transplantes renais intervivos continuam a proporcionar novas vidas e esperança para muitas famílias. O gesto de Antônia, sem dúvida, reforça a importância da doação de órgãos e a diferença que ela pode fazer na vida de quem precisa.

'Renasci dela novamente', diz filha após receber doação de rim da Mãe em hospital de Teresina
‘Renasci dela novamente’, diz filha após receber doação de rim da Mãe em hospital de Teresina
'Renasci dela novamente', diz filha após receber doação de rim da Mãe em hospital de Teresina
Compartilhe este post
Macedo Carnesconsultoria natura avonSabores da TerraCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário