Projeto “Sextas Sem Conta” resgata imagens e memórias do Carnaval

Piauí

O resgate das imagens e das memórias do Carnaval foi o tema central da primeira edição deste ano do projeto Sextas Sem Conta, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC). O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (9) e movimentou os servidores da Corte de Contas piauiense em clima de véspera de carnaval com música ao vivo, escolha do Rei e Rainha do Carnaval TCE 2024, palestras e uma exposição sobre os fatos históricos da folia de momo.

A festa iniciou com a presença das majestades do Carnaval de Teresina, escolhidos no último dia 27 de janeiro. A rainha trans, Lunna Kawanne; o rei Carlos Anderson e a rainha Luciana Ribeiro, abriram a festa no Tribunal de Contas acompanhados de músicos da Banda 16 de Agosto, ambos em nome da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Monsenhor Chaves, levando muita animação pelos corredores do TCE.

Em seguida, o coordenador do projeto, o historiador Bernardo Sá, acolheu os servidores dando boas vindas a mais uma edição do Sextas Sem Conta, mostrando as curiosidades de uma das maiores festas populares do mundo. Entre as curiosidades, os critérios de julgamento no desfile das escolas de samba, o surgimento dos blocos tradicionais, entre outras.

A convite do TCE Piauí, o sociólogo e carnavalesco Messias Júnior, que dirige a Escola Brasa Samba e o Bloco do Paçoca, ministrou a palestra “Imagens e Memórias do Carnaval”, fazendo um resgate de fatos históricos do carnaval de Teresina e convidando os servidores para a edição deste ano do Bloco do Paçoca, que acontecerá neste sábado, dia 10, na Praça das Palmeiras, no bairro Saci, zona Sul de Teresina, a partir das 16h.

A folia de momo do TCE finalizou no pátio do prédio sede, com a escolha do rei e rainha do Carnaval da Corte de Contas, animados pela Banda Vizzual. A servidora da EGC, Valquíria Nogueira, e o fisioterapeuta do TCE, José Quaresma, foram os eleitos e desfilaram muita alegria e animação entre os colegas servidores da casa.

O projeto Sextas Sem Conta vem sendo realizado desde agosto de 2019, desenvolvido pela Escola de Gestão e Controle (EGC) com o objetivo de promover a interação entre servidores dos mais diversos setores do Tribunal e a comunidade piauiense, através da arte, da poesia, da cultura e de discussões sobre assuntos variados e relevantes socialmente.

Fonte: Tribunal de Contas do Piauí

Compartilhe!
Afonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusAvante EducacionalMercadinho AfonsinhoAlternância de Banners
Faculdade Três Marias
Colégio CTE
Alternância de Banners
Faculdade Três Marias
Colégio CTE
DoraTurNacional GasFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa