AMARANTE

Piauí

Programa Busca Ativa chega a 205 municípios do Piauí e se torna referência no mundo

Publicado em

Piauí

Programa Busca Ativa no Piauí mundo

O Programa Busca Ativa bate a marca da adesão de 205 municípios piauienses e tem sido considerado um dos grandes diferenciais no combate ao novo coronavírus não só no Brasil, mas no mundo, tendo sido destaque internacional no site Foreing Affairs.

O Programa consiste na utilização do aplicativo Monitora Covid, combinado com telefonemas para monitorar os sintomas de pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19 em suas casas e, em seguida, fazem visitas à casa para verificar os níveis de oxigênio e testar familiares mesmo que assintomáticos.

“A resposta do Piauí deve sua força a do sistema público de saúde universal do Brasil, chamado Sistema Único de Saúde . O SUS pertence a todo o país, mas apenas algumas cidades e estados o mobilizaram efetivamente durante a pandemia. Os vastos diferenciais em todo o Brasil mostram que apenas um sistema de saúde pública não é suficiente. O sucesso desse sistema depende de uma boa administração – algo que o país carece profundamente. Embora vários hospitais públicos em dois estados vizinhos tenham atingido a capacidade total da UTI nas últimas semanas, cerca de 35% dos leitos equipados com respiradores do Piauí em hospitais públicos estavam disponíveis na terça-feira (7)”, destacou a matéria.

Leia Também:  MPPI realiza audiência sobre a situação de crianças hospitalizadas no HUT e Hospital Infantil, em Teresina

De acordo com a gerente de atenção primária da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Dilia Falcão, o programa Busca Ativa tem atingido o seu objetivo e ajudado no combate ao coronavírus no Piauí. Ela comemorou a adesão de tantos municípios e fez um apelo à população.

“Abram as portas para que possamos investigar, rastrear rapidamente, identificando as pessoas infectadas mesmo que assintomáticas para que possamos isolá-las e tratá-las e, juntos, vamos eliminar o coronavírus no Piauí”, disse Dilia Falcão.

Com informações do Governo do Piauí

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Piauí

Caravana – Na Escola, Cabem [email protected]: Projeto do MPPI é apresentado durante Encontro Estadual da UNCME

Publicados

em

O projeto “Caravana – Na Escola, Cabem [email protected]”, desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), foi apresentado, nesta quinta-feira(11), durante o Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, realizado no auditório da Associação Piauiense de Municípios(APPM).

Realizado em parceria com a UNCME Nacional, o Encontro teve como tema central: “Políticas Educacionais no contexto atual: o desafio dos Conselhos da Educação e demais órgãos de controle” e reuniu conselheiros municipais de Educação e outros representantes de entidades e órgãos ligados à área da educação.

A coordenadora do Caodec e promotora de Justiça Flávia Gomes apresentou aos partícipes do evento o projeto do MPPI, que tem como objetivo fomentar nos municípios piauienses a elaboração de planos de educação inclusiva e criação de Comitês de Defesa da Educação.

Parte do Plano Geral de Atuação Finalística (PGA) para o biênio 2022-2023, o projeto “Na escola, cabem [email protected]”, tem sido desenvolvido por meio de oficinas nos Polos Regionais do Estado do Piauí, onde gestores e profissionais da educação estão passando por formações, que objetivam o despertar para uma educação inclusiva, compreendendo os aspectos: pedagógico, estrutural, social e orçamentário.

Leia Também:  Governadora participa de audiência virtual com ministro Gilmar Mendes para tratar sobre ICMS

Além do projeto, a apresentação da representante do MPPI abordou a educação como direito social e instrumento da construção da cidadania. Após a explanação, a coordenadora da UNCME, Maria Antônia da Silva (Lilica), mediou um momento de perguntas do público para Flávia Gomes.

PGA 2022-2023

O PGA é um instrumento de planejamento estratégico que reúne os projetos institucionais prioritários, a serem implementados articuladamente por diversos órgãos de execução, para melhoramento de indicadores sociais nas áreas de atuação ministerial, como meio ambiente, direito do consumidor, saúde, educação e cidadania, infância e juventude e combate à criminalidade e à improbidade administrativa. O tema do PGA 2022-2023 é #MPPIPorTodoOPiauí.

Fonte: Ministério Público do PI

COMENTE ABAIXO:



Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA