oficina sobre o PNAE Amarante Educação

Professores e estudantes da UFPI realizam oficina em Amarante sobre o PNAE

Amarante

Professores e estudantes dos cursos de Agronomia e Nutrição, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), estiveram em Amarante para uma oficina de apresentação de uma pesquisa sobre o diagnóstico situacional da demanda do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) nos municípios do Território Entre Rios.

O evento, iniciado às 9h30, aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação e reuniu profissionais em Nutrição e Educação dos município de Regeneração, Amarante e Jardim do Mulato.

“A gente quer aproximar esses atores para que os agricultores possam produzir alimentos. Estamos trazendo o resultado da pesquisa, abordando a forma como a secretaria deve executar essas compras pela agricultura familiar”, afirmou professora da UFPI, Marize Santos.

A pesquisa, segundo ela, “é um diagnóstico que antecede o plano de ação efetivo, que visa a realização de oficinas para que agricultores familiares possam fornecer alimentos da Agricultura Familiar para os alunos do Programa Nacional de Alimentação Escolar”

Os municípios, considera Marize Santos, têm dois papeis: o da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) – que é conduzido pela Secretaria de Educação, e o dos agricultores familiares que fazem a produção dos alimentos às organizações de Agricultura Familiar.

A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação de Regeneração,Tahis Vasconcelos, considera que o evento foi esclarecedor em vários aspectos. “Dentre as dificuldades que encontramos está a sazonalidade o transporte e a forma de entrega dos alimentos. Esse evento foi muito bom em vários aspectos, até porque trouxe a realidade de outros lugares, abordando o que podemos fazer para avançar nesse contexto da Agricultura Familiar em nosso município.”

O evento apresentou ainda os desafios e conquistas na comercialização de alimentos saudáveis, com ênfase aos municípios do Território Entre Rios e da Planície Litorânea do Piauí.

O secretário municipal de Educação, Ironilson Lima, participou do evento. Ele considera que o passo mais imporante é aprimorar essa aquisição dos alimentos da agricultura familiar para o alunado nos municípios do Território.

“Essa discussão é importante pela condição de facilitadora na relação entre as partes que fazem o programa acontecer nos municípios, com ênfase ao produtor rural que é o principal responsável pela oferta dos alimentos da Agricultura Familiar. Os professores da UFPI regionalizaram a devolutiva da pesquisa. Foi um momento prazeroso, pois vimos todos os passos sobre a aquisição dos produtos da Alimentação Escolar. Na verdade, foi uma verdadeira oficina de aprendizado e de orientação”, afirmou o secretário.

O prefeito Diego Teixeira afirmou que “com a iniciativa da UFPI e com a ação dos profissionais e agricultores envolvidos o município vai estar em melhores condições de produzir alimentos com qualidade aos alunos da Rede Municipal de Ensino”.

O encontro desta terça-feira em Amarante é resultado da pesquisa, que nasceu da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, em Brasília, financiadora do projeto.

Um dos pontos enfatizados como um dos objetos da pequisa, segundo Marize Santos, é a comercialização dos alimentos por meio do PNAE. “Um dos pontos que precisamos superar é que muitos agricultores não sabem como vender para as secretarias. Outro ponto é a certificação da vigilância sanitária. Outro ponto é o desconhecimento dos agricultores é saber que podem vender para o Pnae.

Fotos: Gisele Duarte

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário