AMARANTE

Notícias de Piracuruca

Professora de Libras ministra aula com músicas de São João em Piracuruca

Publicado em

Notícias de Piracuruca

A professora de Libras da Unidade Escolar Anísio Brito, Maryanna Vieira, utilizou a tradição nordestina dos festejos juninos para facilitar o aprendizado desta língua para seus alunos do município de Piracuruca. A docente é responsável por uma sala de recursos desta escola, que é referência no atendimento educacional especializado, e promoveu aulas virtuais com a sinalização músicas de Luiz Gonzaga e de termos alusivos às festas juninas.

Maryanna conta que seu sonho era que, em sua turma, todos compreendessem a riqueza desta celebração. A professora, que tem deficiência auditiva e é ex-aluna da escola, hoje é servidora efetiva após passar no teste seletivo da Secretaria de Estado da Educação.

“Me sinto privilegiada em ensinar. A ideia de sinalizar as músicas surgiu para evitar que os alunos ficassem alheios ao que acontecia à sua volta, como espectadores”, explica Maryanna.

A diretora da unidade, Marisa Parentes, conta com entusiasmo as ações que a escola vem realizando em suas aulas remotas. “Assim como Maryanna, outros professores também têm desenvolvido outras atividades e sinto que estamos no caminho certo. A primeira língua a ser usada por pessoas com deficiência auditiva é a Libras, que dá a base para a aprendizagem da segunda língua, no caso, o português”, explica.

Leia Também:  Em Piracuruca, cinco ônibus escolares ficam destruídos após incêndio

A iniciativa da professora Maryanna motivou os alunos ainda mais. “Estamos usando nas aulas virtuais as ferramentas da escrita, sinais, imagens, vídeos e gravuras. Os estudantes têm as aulas remotas por meio do WhatsApp. A didática é baseada no nível de aprendizagem e na necessidade educativa especial de cada estudante surdo”, acrescenta a diretora.

Marisa Parentes falou ainda que as atividades são dinâmicas, autoexplicativas, com muito recursos de vídeos e imagens. “A alfabetização e ensino dos surdos precisa ser bem concreta, com o máximo de recursos possível”, afirma a diretora.

A escola Anísio Brito trabalha com vários níveis de ensino, Ensino Fundamental II, Ensino Médio Regular, EJA completo, Atendimento Educacional Especializado e sete Cursos de Libras. Atende, em média, 640 alunos, dos quais 40 estão na educação especial e estão incluídos em turmas regulares.

Repórter: Michelle Furtado

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Notícias de Piracuruca

Polícia Civil realiza prisão de homicida foragido da justiça em Piracuruca

Publicados

em

A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Piripiri, em mais uma ação da Operação Captura, deu cumprimento a mandado de prisão por sentença condenatória expedido em desfavor do nacional R.L.S., que se encontrava foragido na zona rural do município de Piracuruca. O referido nacional foi sentenciado a uma pena de mais de 11 (onze) anos, em regime fechado, pela prática de homicídio qualificado.

Após diligências investigativas, policiais civis da 6ª Delegacia Regional conseguiram obter informação de que o foragido da Comarca de Piripiri estava em uma residência na Localidade Cascudo, zona rural do município de Piracuruca. Imediatamente a equipe policial se dirigiu até a localidade, oportunidade em que R.L.S. foi encontrado. Na ocasião, o mandado de prisão foi cumprido e o preso foi conduzido ao Complexo de Delegacias da Polícia Civil em Piripiri, onde aguarda transferência para o sistema prisional.

A Polícia Civil continua engendrando esforços na captura de presos foragidos da Justiça da Comarca de Piripiri-PI, objetivando o devido cumprimento da pena imposta e afastando qualquer possibilidade de impunidade.

Leia Também:  Polícia Civil realiza prisão de homicida foragido da justiça em Piracuruca

 

Assessoria de Comunicação da Polícia Civil      

COMENTE ABAIXO:



Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA