documentário amor racismo sem medida

Produzido em Amarante, documentário ‘Amor e Racismo Sem Medida’, será lançado dia 29 no Museu das Letras

Amarante

No dia 29 de julho, sexta-feira, será lançado em Amarante o documentário ‘Amor e Racismo Sem Medida’, obra produzida e dirigida pela cineasta Carolina de Cássia, do Rio de Janeiro. A cerimônia de estreia do documentário acontecerá no Museu das Letras do Piauí, Casa Odilon Nunes.

Com exibição já realizada no campus da Universidade Federal Fluminense (UFF) no dia 30 de junho em Campos dos Goytacazes-RJ, o documentário traz a história de duas irmãs como protagonistas (Mariquinha e Mundinha) – residentes no bairro Vila Nova, ambas professoras negras na cidade histórica de Amarante.

Sobre a produção, a cineasta conta que…

“Por um lado, o amor sustentando a trajetória; por outro, o racismo produzindo sofrimento. O documentário tem como protagonistas duas irmãs gêmeas. Elas foram as primeiras professoras negras, na década de 1960, em uma cidade histórica, marcada pela arquitetura colonial, pensamento colonizador da elite e uma maioria da população negra e de descendência indígena. A trajetória das professoras aposentadas é anunciada no filme pela história de uma mulher negra dos fins do século XIX, expulsa de casa pelos patrões/padrinhos e, hoje, considerada Santa Auta.”

Segundo Carolina de Cássia, “a identidade das mulheres retratadas é forjada a partir de sua inserção racial, de classe e gênero. Através de uma narrativa, pautada nas expressões de preconceito de raça e classe, revelam como a religiosidade e o trabalho atravessaram suas vidas”. E conclui dizendo: “Elas construíram um discurso sobre si que, de certa forma, as protegeu e incentivou, diante da discriminação e ausência do Estado, um Estado racista. Suas narrativas são um convite à reflexão da formação do racismo estrutural e da meritocracia na sociedade brasileira; para tanto, é preciso construir uma pedagogia antirracista e combativa, a toda forma de preconceito”.

Carolina de Cássia produziu outros dois documentários, e já estão no Youtube: ‘Meu Divino Maranhão’ e ‘Enterrem meu umbigo no Quilombo Periperi‘, este último, produzido em Amarante.

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa