EL PAÍS

Precisamos alinhar a regulamentação da inteligência artificial

Tecnologia

A Alphabet e a Microsoft são duas das empresas que mais apostam na inteligência artificial.
A Alphabet e a Microsoft são duas das empresas que mais apostam na inteligência artificial.DADO RUVIC (REUTERS)

Estamos em um momento histórico em que, diante do surgimento da inteligência artificial, há um consenso geral sobre a necessidade de regulá-la. Mas como fazer isso corretamente? Na última década, o debate em torno da governança dessa tecnologia ganhou força, multiplicando propostas políticas. Uma análise recente de Stanford colocar números na febre regulatória: de 2016 a 2022, o mundo passou de 1 lei sobre o assunto para 37.

A presença de inteligência artificial em processos legislativos em 81 países aumentou quase sete vezes. A Espanha lidera a lista com 273 menções, seguida pelo Canadá (211), Reino Unido (146) e Estados Unidos (138). E isso sem falar que uma das iniciativas de maior impacto ainda está por vir: a lei europeia de inteligência artificial. O que está claro é que há um interesse crescente no impacto social dessas novas aplicações e um clamor geral por limites para guiar sua evolução. A corrida pela regulamentação está aberta e o mundo busca orientação nas grandes potências porque uma fragmentação de regras que afetam a tecnologia mais relevante deste século pode ter consequências indesejadas em quase tudo, inclusive no comércio internacional e na competitividade dos mercados.

Com o surgimento do ChatGPT e os primeiros passos em direção à inteligência artificial geral (AGI), o debate técnico se concentra em como garantir que as máquinas não acabem assumindo o controle. No mundo, o alinhamento ou alinhamento Ele tenta fazer convergir o que você deseja que os sistemas façam e o que eles realmente farão. Essa preocupação é o que levou cientistas como George Hinton a perguntar que “se existe alguma maneira de controlar a inteligência artificial, devemos descobri-la antes que seja tarde demais” ou mesmo a pesquisadores da OpenAI para compartilhar seus temores diante de um desenvolvimento técnico que está em desacordo com os interesses humanos e os princípios éticos.

Quem está desenvolvendo essa tecnologia pede que ela seja interrompida, mas curiosamente apenas por 6 meses, enquanto muitos outros pesquisadores notáveis como Timnit Gebru afirmam que o que é preciso é mais do que uma pausa, é preciso uma regulamentação que reforce a transparência. Ele CEO de Google o Bill Gates eles veem essa proposta impraticável para enfrentar os problemas reais apresentados por esse progresso acelerado. Eles consideram que estamos diante do “avanço mais importante” desde a criação dos computadores e celulares.

Embora não haja uma definição universal, AGI é entendido como um sistema computacional capaz de realizar qualquer tarefa humana e gerar novos conhecimentos. Seria mais apropriado chamá-lo DeusAI. casos um 40% dos especialistas acredita que isso pode levar a uma catástrofe do tipo nuclear, e é por isso que até o empresário mais liberal está pedindo regulamentação. Porém, ao invés de ficarmos obcecados em regulamentar para conter algo que já transbordou, devemos abrir uma conversa global, não apenas entre governos, que nos permita rever os incentivos que moldam o próprio desenvolvimento tecnológico e acordar diretrizes mínimas para os próximos anos. Um emaranhado regulatório difícil de implementar e cumprir em plena desglobalização não parece ser a melhor solução

Para se ter uma ideia da diversidade de reações dos reguladores a uma aplicação tecnológica como o ChatGPT, basta darmos uma vista de olhos aos movimentos das últimas semanas. A China introduziu um conjunto de regras para serviços baseados em inteligência artificial generativa. A intenção de Pequim, informou por Reuters, é que as empresas realizam avaliações de segurança antes de seus produtos serem lançados no mercado. Suas diretrizes colocam a responsabilidade nos provedores, que devem garantir a legalidade dos dados utilizados para treinar suas soluções tecnológicas, bem como implementar medidas preventivas que evitem a discriminação na criação de algoritmos e no uso das informações coletadas.

A Itália decidiu bloquear o ChatGPT algo que posteriormente foi alterado após ajustes de privacidade por parte da empresa. Nesse sentido, o Conselho Europeu de Proteção de Dados (EDPB) criou um grupo de trabalho com todas as autoridades nacionais de proteção de dados que anunciam todos os dias novas investigações sobre a empresa mais popular do momento: OpenAI . Existe apenas um provedor desses grandes modelos de linguagem? Em contraste, países como o Reino Unido ou a Índia optaram por evitar o estabelecimento de regulamentações rígidas nessa fase de descoberta. Eles parecem estar apostando em permitir que a tecnologia evolua livremente com o objetivo de liberar seu próprio campo tecnológico que possa impulsionar suas economias.

Dada a diversidade de estratégias em diferentes países, com variados interesses nacionais e corporativos, a ideia de um marco regulatório unificado para inteligência artificial parece mais um sonho do que uma opção viável. Que alternativas existem no meio? Uma das propostas recorrentes nos fóruns internacionais é a criação de um Agência Internacional para Inteligência Artificial (IAI) neutra e global, com a orientação e participação de governos, grandes empresas de tecnologia, organizações sem fins lucrativos, academia e sociedade. Como a governança internacional estrutura a conversa para chegar a um consenso sobre como avançar nesse ponto de inflexão tecnológica, pode ser interessante atualizar as regulamentações existentes e, nesses novos desenvolvimentos regulatórios, colaborar entre os países para que suas abordagens e requisitos estejam alinhados. Será a única forma de facilitar o cumprimento.

você pode seguir O PAÍS Tecnologia em Facebook y Twitter ou cadastre-se aqui para receber nossos newsletter semanal.


Com informações do EL Pais / Tecnología

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa