A médica Ariella, que faz parte de uma das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de São Francisco do Maranhão, falou em um vídeo publicado nesta quinta-feira (13) pela prefeitura acerca da real situação da Covid-19. Segundo ela, o município passa pelo pior momento da pandemia.
“Eu estou aqui para dizer a vocês que a pandemia não acabou e que a gente está passando pelo pior momento da nossa cidade. Temos muitas internações e bastante dificuldade de encaminhar pacientes que estão precisando de vagas de UTI nos hospitais de referência”, disse Ariella.
Ela explica que a dificuldade se dá em razão do “pouco número de vagas por causa do grande número de internações que têm surgido nos últimos tempos”.
Ariella assegura que pessoas que já tiveram a doença voltam a ser contaminadas pelo coronavírus. “Pessoas que pegaram, pegam de novo e adoecem de forma grave e morrem. Tivemos um caso de reinfecção de uma pessoa que veio a óbito esta semana em São Francisco do Maranhão”, completa.
A médica orienta para que a população fique em casa e que siga as medidas de segurança para evitar a proliferação do vírus. “Usem máscaras, evitem aglomerações e façam o distanciamento social”, finalizou.
O secretário municipal de Saúde, Raimundo Neto, também explicou em vídeo a dificuldade do município em relação à pandemia. Segundo ele, o vírus chegou a todas as comunidades.
“É um momento crítico, um surto muito grande e já alcançou todo município e toda a zona rural. Hoje temos quase 10 pacientes internados, alguns na UTI do Alarico Pachêco e outros na Enfermaria do Hospital do município”, disse ele ao afirmar que a população precisa ajudar ficando em casa em caso de suspeita de infecção pelo novo coronavírus.