AMARANTE

Piauí

Piauí aumenta em quase 300% número de detentos aprovados no Encceja

Avatar

Publicado em

Piauí

Promover o acesso ao ensino para detentos do sistema prisional: esse é o objetivo do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade, o Encceja PPL, prova avaliativa que garante a certificação do ensino fundamental e médio aos reeducandos que não concluíram os estudos.

A prova é aplicada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Em 2018, foram 337 inscritos e 24 aprovados. Já em 2019, 360 reeducandos realizaram a prova e 92 obtiveram a pontuação necessária para a certificação, aumento de quase 300% em relação ao ano anterior.

Segundo a coordenadora de Ensino da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Jussyara Valente, o aumento nas aprovações se justifica pelo trabalho desenvolvido nas unidades penais, com aulas diárias, revisões e incentivos dos próprios reeducandos e seus familiares. “Concluir o ensino é fundamental na vida dos reeducandos. A educação é a ferramenta mais eficaz para ajudar essas pessoas a repensarem suas vidas. Vamos buscar cada vez mais consolidar o ensino prisional para todos”, diz Jussyara.

Leia Também:  Rafael Fonteles é reeleito presidente do Comsefaz por aclamação

Mateus Gabriel Brito, interno da Penitenciária Irmão Guido, em Teresina, realizou o exame pela primeira vez e obteve a aprovação no ensino fundamental. “Fiquei muito feliz quando soube. Pretendo terminar meus estudos e tentar o Enem. Lá fora, não parei para ir à escola e, aqui, estou tendo a oportunidade de terminar o ensino fundamental e concluir meus estudos”, diz o reeducando.

Já, Marcos Antônio Sousa fala da felicidade em concluir o ensino médio. “Isso mostra a preocupação do Estado com a nossa ressocialização. Quando fiquei sabendo que passei, só pensei na minha família, que me dá força para continuar no caminho certo. Quero mudar e dar um novo rumo para a minha vida”, conta o reeducando.

O Encceja PPL é realizado por meio de parceria entre a Sejus e Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Além dele, outros programas de ensino são aplicados no sistema prisional do estado, como o Canal de Educação, Projovem Urbano, EJA, e revisões preparatórias para o Enem PPL, abrangendo todas as unidades penais do Piauí.

Leia Também:  Câmara inclui jornalistas e outros profissionais em prioridade para vacinação contra Covid-19

Repórter: Raquel Melo

COMENTE ABAIXO:
Avatar

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Piauí

Governador acompanha andamento de obras do PRO Piauí Educação

Avatar

Publicados

em


Em reunião, na última segunda-feira (17), o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, apresentou ao governador Wellington Dias e ao coordenador do PRO Piauí e secretário da Fazenda, Rafael Fonteles, o andamento das ações no primeiro semestre deste ano. O PRO Piauí Educação segue com avanço em obras com o objetivo de transformar as estruturas educacionais em espaços prontos para as mudanças e evoluções que a educação vem passando ao longo dos últimos anos.

“Dentro do PRO Piauí Educação, nós temos uma linha de investimentos na estrutura da rede e estamos com trabalho muito forte com elaboração de projetos de intervenção nas estruturas das escolas e, na reunião, foi apresentado o cronograma de obras”, explicou o secretário Ellen Gera.

As ações são realizadas de acordo com a necessidade de cada região e respeitando a entrega pedagógica de cada escola. “Em cada município piauiense nós temos um desenho da rede e oferta de cada escola e de acordo com essa oferta é que temos a intervenção da infraestrutura e na sequência a aquisição de equipamentos, mobília e tecnologia”, acrescentou o gestor da Educação.

Leia Também:  Rafael Fonteles é reeleito presidente do Comsefaz por aclamação

Durante a reunião, o governador pôde acompanhar e verificar as obras que já estão em processo licitatório e muitas outras em execução. Como exemplo temos a soma de mais de R$ 49 milhões que estão sendo investidos na 9ª Gerência Regional, de Picos, e a soma de mais de 66 milhões na 1ª Gerência, de Parnaíba. Esses valores somam-se a todos os investimentos que estão sendo feitos nas 21 GREs de todo o estado.

PRO Piauí Educação

O PRO Piauí é o maior investimento já realizado pelo Governo do Piauí e a soma de R$ 1 bilhão e 652 milhões conquistado na Justiça pelo Estado será aplicado integralmente nas escolas da rede estadual de todo o Piauí. As melhorias visam reestruturar espaços físicos, além de promover a expansão do ensino público de qualidade com objetivo de levar desenvolvimento econômico e social de todos os municípios piauienses.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:



Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA