Palestra sistema municipal de cultura amarante notícias de Amarante

Prefeitura de Amarante realiza palestra de implantação do Sistema Municipal de Cultura

Amarante

Por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a Prefeitura de Amarante realizou na manhã desta sexta-feira (16) uma palestra com o tema Sistema Municipal de Cultura, proferida pela Supervisora de Cultura do Estado do Piauí, Gracivalda Albano.
O evento aconteceu na Câmara de Vereadores com a participação do secretário de Cultura, Ronaldo Brandão, de assessores municipais, do prefeito do município – Diego Teixeira, além de membros de entidades sindicais e culturais de Amarante, São Francisco do Maranhão e Regeneração.
O objetivo do evento foi apresentar os mecanismos de implantação do Sistema Municipal de Cultura para desenvolvimento de uma cultura democrática e participativa. “Desta forma as ações culturais vão ser pensadas coletivamente, tanto com o órgão gestor de Cultura, o Legislativo e a sociedade civil”, disse a palestrante Gracivalda Albano.
“É um passo importante para o município desenvolver a sua potencialidade e manter as suas tradições”, completou.
Para a regenerense e integrante da quadrilha junina Vila Caipira, Yasmin Morais da Silva, a discussão sobre o assunto abre novos horizontes para a criação de um ponto de cultura em Regeneração. “Queremos transformar essa quadrilha num ponto de cultura. Eu gostei do evento porque me esclareceu as dúvidas. Nós precisamos resgatar nossa cultura em Regeneração. De 2006 a 2012, em alguns momentos tivemos a ajuda do poder público. Nós estamos buscando sair dessa dependência”, disse ela.
O secretário de Cultura de Amarante, Ronaldo Brandão, considera que o município ganha novos rumos no âmbito cultural. “Amarante parte para novos rumos, culturalmente falando. Fizemos a adesão ao Ministério da Cultura e agora realizamos a palestra para implantação do Sistema Municipal de Cultura. Vamos criar o Conselho para fazermos a conferência e, por fim, elaborarmos o Plano Municipal de Cultura. Amarante vive um novo momento desde que aconteceu o Circuito Cultura Viva, em novembro de 2017.”
Para o prefeito Diego Teixeira, a desvalorização da cultura no passado teve uma explicação. Segundo ele, faltava uma secretaria com maior força. “A gente sabe das dificuldades de uma pasta como a Cultura porque não tem recursos como a Educação e a Saúde. A gente se questionava: porque que Amarante tinha descido ladeira a baixo nessa questão cultural? Víamos os grupos folclóricos se desfazendo. A gente percebeu que faltava no poder público uma secretaria com maior força, que chamasse a atenção do nosso povo. Nós não criamos nada novo, apenas resgatamos tudo o que Amarante já tinha de tradicional”
Depois da mobilização para a palestra, cabe agora ao município criar o Projeto de Lei do Sistema Municipal de Cultura, organizar o Conselho Municipal, o Fundo Municipal de Cultura e o Plano Municipal de Cultura.
“É um momento importante que Amarante vai vivenciar de organização, tanto dos fazedores de cultura quanto da forma de pensar cultura e elencar as necessidades de cada setor”, encerrou a palestrante Gracivalda Albano.

Palestra em Amarante | Implantação do Sistema Municipal de Cultura

Compartilhe este post
Casa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersNacional GasFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário