Países árabes atingidos por conflitos perdem fundos climáticos: grupos de ajuda

Países árabes atingidos por conflitos perdem fundos climáticos: grupos de ajuda

Internacional

Organizações de socorro dizem que Iraque, Síria e Iêmen precisam de ajuda financeira muito maior para lidar com os efeitos mortais de conflitos e mudanças climáticas.

Nações atormentadas por conflitos no Oriente Médio estão entre as mais vulneráveis ​​à mudança climática, mas estão quase totalmente excluídas de financiamento significativo para mitigar seus efeitos, alertam grupos de ajuda.

Em uma articulação relatório Com foco no Iraque, Síria e Iêmen, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e a Cruz Vermelha Norueguesa exigiram maior assistência na quinta-feira, dizendo que os efeitos combinados da mudança climática e do conflito armado intensificaram de forma alarmante os problemas humanitários.

O banco de dados Climate Funds Update, que reúne informações de 27 fundos das Nações Unidas, Banco Mundial e outros fundos multilaterais, listou apenas 19 projetos no Iraque, Síria e Iêmen que foram aprovados para financiamento em janeiro de 2022, disse o relatório.

Ele observou que o valor total desembolsado foi de apenas US$ 20,6 milhões – menos de 0,5% do dinheiro gasto em projetos climáticos em todo o mundo.

“As atuais distribuições de financiamento climático excluem quase inteiramente os lugares mais frágeis e instáveis”, disse o relatório de 56 páginas.

Anne Bergh, secretária-geral da Cruz Vermelha Norueguesa, acrescentou: “É claro do ponto de vista humanitário que isso deve mudar”.

Iêmen vulnerável ao clima

De acordo com o relatório, quase metade de todas as terras agrícolas na região do Oriente Médio e Norte da África é afetada por altos níveis de salinidade, esgotamento de nutrientes do solo e erosão eólica e hídrica.

“A crescente escassez de água doce é um grande desafio de saúde pública, com metade da população da região vivendo em áreas com escassez de água”, afirmou.

A qualidade do ar foi também apontada como uma das principais preocupações dos residentes, que dizem respirar “ar com um nível de poluentes 10 vezes superior ao considerado seguro”.

Enfrentando uma guerra civil de oito anos, a Iniciativa de Adaptação Global da Universidade de Notre Dame classifica o Iêmen como um dos países mais vulneráveis ​​ao clima da região, superado apenas pelo Sudão e pelo Afeganistão.

O relatório listou a degradação de terras agrícolas, danos à infraestrutura hídrica, poluição, deterioração da infraestrutura de proteção e desmatamento como algumas das consequências de longo alcance do conflito armado.

“No Iêmen, não é incomum que as pessoas fujam de suas casas em busca de segurança contra o conflito e depois deixem o novo local porque a terra não pode ser cultivada” por causa da seca e da escassez de água, disse o CICV em um comunicado.

Pegando carona na agricultura

As Nações Unidas classificam o Iraque, ainda se recuperando de décadas de guerra, como um dos cinco países mais afetados pelos efeitos das mudanças climáticas, incluindo a seca.

A Síria também corre um risco maior após mais de uma década de combates que atingiram a infraestrutura do país.

“Morte, ferimentos e destruição são os efeitos devastadores e bem conhecidos do conflito armado”, disse o diretor regional do CICV, Fabrizio Carboni.

“Menos conhecidos são os desafios que os moradores devem enfrentar e superar por causa dessa terrível combinação de conflito, mudança climática e degradação ambiental.”

As agências de ajuda convocaram os atores humanitários, climáticos e de construção da paz para defender uma ação urgente e facilitar o acesso dos países afetados por conflitos ao financiamento para adaptação climática e outras medidas.

Eles também pediram apoio às pessoas deslocadas, com ênfase naqueles que enfrentam deslocamentos repetidos ou prolongados.

Um menino caminha em uma fazenda onde o qat é cultivado usando água subterrânea nos arredores de Sanaa, Iêmen
Um menino caminha em uma fazenda onde o qat é cultivado usando água subterrânea nos arredores de Sanaa, Iêmen [File: Khaled Abdullah/Reuters]


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa