O que é e como se perdeu o submersível que viajou até os restos do 'Titanic'?

O que é e como se perdeu o submersível que viajou até os restos do ‘Titanic’?

Tecnologia

Um submersível da empresa OceanGate desapareceu no domingo a mais de 600 quilômetros ao sul de Saint John, na ilha de Newfoundland (Canadá).

Por volta das quatro da manhã, iniciou a descida em direção aos restos do transatlântico Titânicoa 3.960 metros de profundidade, onde afundou em abril de 1912. Aproximadamente 1 hora e 45 minutos depois, perdeu-se todo o contato com a embarcação.

o submersível Titã, da empresa OceanGate, transportava quatro pessoas, além do piloto. O custo para participar da expedição neste navio feito de filamentos de fibra de carbono reforçados com titânio é de 250.000 dólares (cerca de 230.000 euros) por passageiro. Este material (carbotânio ou carbotitânio) é utilizado para a fabricação de aeronaves e para carros de alta competição.

O oxigênio armazenado nos tanques é suficiente para respirar por 96 horas, o que dá aos seus ocupantes uma margem até a manhã de quinta-feira se mantiverem uma frequência respiratória normal. Em situações estressantes, isso aumenta e, portanto, o consumo de oxigênio se acelera.

Procure entre os restos do ‘Titanic’

A OceanGate Expeditions foi criada em 2009 com a ideia de expandir a exploração do oceano mais profundo, uma parte da superfície terrestre ainda muito pouco explorada. A empresa oferece passeios turísticos aos locais de naufrágios famosos ou para ver o fundo do mar. Também participou de expedições com fins científicos e comerciais: segundo seu site, já realizou 14 expedições e mais de 200 mergulhos nos oceanos Pacífico e Atlântico.

Titã É um dos três submersíveis que possui e é o que consegue chegar mais fundo. Depois de duas tentativas frustradas, conseguiu viajar para Titânico seis vezes em 2021 e sete no ano seguinte. Lá ele registrou imagens como essas.

Encontrar sua posição para conseguir um resgate não é fácil. O submersível não possui comunicação direta com o exterior, embora possua um sonar (Teledyne BlueView 2D) para navegação com o qual poderia tentar localizar dispositivos de resgate. Tem conexões com satélites Starlink, empresa de Elon Musk que fornece internet pelo espaço, mas no fundo do mar não funciona.

Ele Titã É equipado com lastro para facilitar sua imersão, que pode ser liberado para ressurgir, razão pela qual recursos aéreos e navais foram mobilizados na área para localizar o submersível caso ele consiga atingir a superfície do mar. Para chegar ao fundo do mar, trabalha-se com a utilização de um pequeno submarino não tripulado com capacidade para atingir os 4.000 metros e que mantém a ligação com o operador à superfície para que este o oriente e recolha os dados recolhidos pelo a máquina. .

O fundo do mar da área onde o Titã É caracterizada por um abismo, onde o Titânico após seu naufrágio, e um ambiente repleto de restos do transatlântico que tornam perigosas as incursões subaquáticas e dificultam o uso de sonar para localizar o submersível. Este dispositivo identifica objetos pelo eco das ondas sonoras que emite. Quanto maior o número de restos do Titânicomais difícil é distinguir um elemento singular.

O 'mapa' do fundo do mar onde o 'Titanic' naufragou foi feito em 2012 por meio de sonar e é composto por mais de 100.000 fotos.  (AP)
O ‘mapa’ do fundo do mar onde o ‘Titanic’ naufragou foi feito em 2012 por meio de sonar e é composto por mais de 100.000 fotos. (AP)PA

você pode seguir MATÉRIA em Facebook, Twitter e Instagramo apuntarte aquí para recibir nosso boletim semanal.

Inscreva-se para continuar lendo

Leia sem limites


Com informações do EL Pais / Tecnología

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa