Mundo SSPDS: estandes possibilitam aproximação entre a juventude e a rotina dos profissionais da Segurança

Mundo SSPDS: estandes possibilitam aproximação entre a juventude e a rotina dos profissionais da Segurança

Polícia

Atentos e curiosos, estudantes, moradores das imediações do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), colaboradores de instituições parceiras, funcionários terceirizados e servidores públicos acompanham, nesta quarta-feira (15), a rotina dos profissionais da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio de estandes montados no Centro de Convivência do Cisp. A exposição integra a 3ª edição da feira Mundo SSPDS, que celebra o 27° aniversário da SSPDS. Esta é a primeira vez que o Cisp recebe a feira.

Ao todo, 11 estandes fizeram parte da mostra e reuniu fardas, equipamentos, tecnologias e serviços utilizados pela Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS), Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS), Coordenadoria de Defesa Social (Codes/SSPDS), Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer/SSPDS), Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips/SSPDS), Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic/SSPDS) e Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria (Asouv).

Para o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, que visitou cada um dos estandes e conversou com os expositores, “A feira Mundo SSPDS representa um verdadeiro laboratório de experiências para o público em geral e uma oportunidade única para que os mais diversos agentes da Segurança Pública interajam num único espaço. Isso representa muito mais que a estrutura montada para receber o público aqui na Capital. São estudantes de escolas, públicas e privadas, desenvolvendo confiança, a partir de um primeiro contato, nas Forças de Segurança e um intercâmbio de conhecimento ocorrendo presencialmente durante todo o dia”, finalizou.

O coordenador de Defesa Social da SSPDS (Codes/SSPDS), capitão J. Fernandes, participou pela 1ª vez após tomar posse no cargo. Ele destaca que o momento foi importante para fortalecer o elo entre a Segurança Pública e a juventude. No estande da Codes/SSPDS, os visitantes conheceram as experiências da Coordenadoria para estimular a participação da sociedade na gestão da Segurança Pública. “Nosso trabalho é engajar a sociedade. Trazer a juventude para esse momento é muito necessário. Como nós bem sabemos, eles são o nosso presente e o nosso futuro. A cada visita, aqui no nosso estande, eles ficaram encantados com as possibilidades na Segurança Pública. Nós explicamos sobre o nosso trabalho com as comunidades e eles ficaram entusiasmados com os fundamentos, perguntado como funcionam os concursos para as Forças de Segurança Pública, que são porta de entrada para a SSPDS e para as nossas vinculadas. Nós estamos, justamente, conscientizando e motivando esses visitantes a se alinhar conosco nesse processo, nesse círculo de paz e cidadania plena”, destacou.

Além dos estandes das coordenadorias e assessorias da SSPDS, haviam estandes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

A cada estande, novas descobertas. Alunos do colégio Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta, que fica nas imediações do Cisp, visitaram e anotaram, em seus cadernos, tudo aquilo que chamou atenção. A ideia é apresentar aos demais colegas, que não conseguiram participar da visita, tudo o que aprenderam na exposição. Até mesmo para quem teve a oportunidade de visitar em outras edições, se empolga com a feira, como o estudante do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), Guilherme Perroti. “O ambiente dessa edição é bem maior, mais espaçoso. Os expositores também são muito receptivos também. Tem atividades, como o rapel, que achei muito interessante”, destacou o aluno, que cursa o último ano do Ensino Médio e compreende o conhecimento adquirido na feira para ingressar, após concluir uma faculdade, como oficial nas Forças de Segurança do Ceará. “Quero entrar como tenente, acredito que no Corpo de Bombeiros, já que é um ambiente que estou acostumado, pela rotina no colégio também. Com certeza, exposições como essa e ver policiais, bombeiros e peritos reunidos é um ponto muito marcante para mim”, disse.

Já a estudante da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Jenny Gomes, Daiane de Castro, tirou suas dúvidas e listou o que mais chamou sua atenção no stand do CBMCE. “O que me chamou atenção foi a Almofada de Resgate, que dá para ajudar bastante em situações de resgate. Tem outro objeto que serve para abrir portas, gostei muito. Eu já tinha muita curiosidade sobre o trabalho dos bombeiros. Sempre observei e conhecer, de perto, foi ainda mais interessante”, revelou.

Durante o dia, enquanto assistiam as apresentações e tiravam suas dúvidas nos estandes, os visitantes podiam ainda relaxar e cuidar da saúde com os serviços do estande da Abips/SSPDS que ainda contou com outro espaço, em parceria com o Departamento de Assistência Média e Psicossocial (Damps) da PCCE, para atendimentos como aferição de pressão arterial, liberação miofascial, entre outros.

Medalha General Assis Bezerra

Nesta quinta-feira, 16 de maio, dia em que se comemora o aniversário de fundação da SSPDS, a partir de 16 horas, será realizada a solenidade de entrega de Medalhas General Assis Bezerra e certificados de Relevantes Serviços Prestados aos profissionais do Sistema de Segurança, que se destacaram em suas funções, além de pessoas que contribuem com o trabalho desenvolvido pela SSPDS. A programação encerra o aniversário de 27 anos da SSPDS.

A honraria é instituída como a maior condecoração da SSPDS a partir do decreto de n° 28.451 de 1° novembro de 2006. A medalha foi criada para distinguir pessoas e entidades civis ou militares, bombeiros militares, servidores da Pefoce, policiais civis e militares, que, comprovadamente, tenham colaborado de forma emérita para o desenvolvimento das atividades próprias da Secretaria.

O post Mundo SSPDS: estandes possibilitam aproximação entre a juventude e a rotina dos profissionais da Segurança apareceu primeiro em Polícia Civil.

Fonte: Polícia Civil do Ceará

Compartilhe este post
consultoria natura avonSabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário