Promotora apresenta ‘Projeto Alerta MATOPIBA’ no Seminário ‘Cerrado, te queremos vivo!’

Piauí

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), esteve presente na abertura do Seminário “Cerrado, te queremos vivos”, organizado pela Rede Ambiental do Piauí (REAPI), pelo Fórum Carajás do Maranhão e pela Plataforma de Comunicação O Corre Diário. O momento aconteceu na última sexta-feira, 20 de janeiro.

Na oportunidade, a Coordenadora do Caoma, a promotora de Justiça Áurea Madruga, apresentou o “Projeto Alerta MATOPIBA”, no qual somam esforços os Ministérios Públicos dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia no combate ao desmatamento ilegal a partir de estudos para se compreender não apenas as particularidades naturais do bioma, mas igualmente a agressiva dinâmica de desmatamento, para, em sequência, mapear os principais agentes que atuam frente ao desmatamento, em especial organizações e sistemas de emissão de alertas.

esteve presente na abertura do Seminário “Cerrado, te queremos vivos”, organizado pela Rede Ambiental do Piauí (REAPI)
esteve presente na abertura do Seminário “Cerrado, te queremos vivos”, organizado pela Rede Ambiental do Piauí (REAPI)

A coordenadora citou, ainda, o papel dos órgãos públicos e suas responsabilidades na proteção do meio ambiente, destacando que apenas saídas conjuntas e estratégicas podem pôr fim às irregularidades. Além disso, destacou a importância do diálogo e da atuação da sociedade local de forma organizada junto aos Conselhos Municipais, existentes em 25 dos 33 Municípios da região piauiense do MATOPIBA, tendo em vista que o conselho é requisito para a obtenção do ICMS Ecológico.

Participaram do evento representantes de diversos órgãos e instituições da sociedade civil dos Estados do Piauí e do Maranhão, além da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI), Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), assim como representantes indígenas do povo Gamela do Uruçuí Preto, da região Sul do Piauí.

esteve presente na abertura do Seminário “Cerrado, te queremos vivos”, organizado pela Rede Ambiental do Piauí (REAPI)

Fonte: Ministério Público do PI

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa