MPPI participa de ação alusiva ao Dia Internacional Contra a Corrupção

Piauí

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (Cacop) e da Ouvidoria, participa nesta segunda-feira (12) de ação alusiva ao Dia Internacional Contra a Corrupção, celebrado em 9 de dezembro.

A ação ocorre no 1º andar do Teresina Shopping, localizado na Zona Leste, das 10h às 22h, e conta com a presença de órgãos que compõem a Rede de Controle da Gestão Pública no Piauí. No local, foram montados stands para prestação de informações e esclarecimentos com a intenção de conscientizar a população sobre o combate à corrupção, intensificar a divulgação de canais de contato e as formas de recorrer às instituições em caso de denúncia.

O coordenador do Cacop, promotor de Justiça Plínio Fontes, diz que, segundo dados do Tribunal de Contas da União (TCU), por ano são desviados algo no entorno de 3% a 5% do PIB nacional, o que representa cerca de R$ 64 bilhões. “O desvio desses recursos reflete na vida das pessoas, resultando na deficiência da segurança, da saúde e de outras áreas. Nesse sentido, estamos aqui apresentando para a população o trabalho dos órgãos de controle do Piauí no combate à corrupção, bem como seus integrantes, com o intento de aproximar e de sensibilizar a sociedade para o impacto da corrupção no dia a dia do cidadão.”, comenta Plínio Fontes.

A data foi criada pela ONU em 2002 com o intuito de consolidar no calendário mundial um dia para reforçar iniciativas pelo enfrentamento à corrupção. Neste ano, o tema escolhido foi “Unindo o mundo contra a corrupção” e visa destacar a cooperação entre os países para o fortalecimento de mecanismos de combate deste tipo de crime. Para 2022, as Nações Unidas ressaltam ainda o vínculo entre a prevenção da corrupção e a paz, a segurança e o desenvolvimento.

No Piauí, o cidadão pode contar com os serviços da Ouvidoria, que dispõe de diversos canais para denúncia (clique aqui para acessar os contatos). A população também pode buscar auxílio dos demais órgãos da Rede de Controle do Piauí, que, além do MPPI, também é composta pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), Controladoria-Geral da União (CGU), TCU, Advocacia-Geral de União (AGU), Receita Federal, Ministério Público Federal (MPF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Controladoria-Geral do Estado (CGE-PI), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Corregedoria-geral de Justiça, Ministério Público de Contas (MPC-PI), Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS), Polícia Civil e Polícia Militar.

Fonte: Ministério Público do PI

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa