AMARANTE

Piauí

Ministro da Educação descarta criação da Universidade Federal em Oeiras

Publicado em

Piauí

O Ministro da Educação Aloizio Mercadante, enviou um comunicado ao governador Wilson Martins, que descarta a possibilidade de, no futuro próximo, concretizar-se a implantação do Campus da Universidade Federal do Piauí em Oeiras e em Esperantina.

O comunicado datado do dia 18 de dezembro, afirma que a prioridade da Ministério da Educação é consolidar e fortalecer as universidades e campi implementados durante o primeiro ciclo de expansão para o interior e o do segundo ciclo, no âmbito de apoio do Programa de Apoio a planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o REUNI.

O ministro também ressalta que o Piauí é contemplado por meio da Universidade Federal com campi nas cidades de Teresina, Parnaíba, Bom Jesus, Picos e Floriano, como também é atendido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco em São Raimundo Nonato.

Sobre o ensino superior em Oeiras, Aloizio Mercadante ressaltou que acidade é atendida pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI, como também um Polo de Educação à Distância da Universidade Federal do Piauí. Destacou também a presença do IFPI que marca a interiorização do Ensino Federal no Piauí.

Leia Também:  Vazamento em barragem é controlado no Piauí e risco de rompimento acaba

Para cobrar as autoridades a implantação da UFPI em Oeiras, foi criado o movimento “UFPI: Chegou a vez de Oeiras”, que na próxima quinta-feira, dia 16, às 8h, na sede da Fundação Dom Edilberto, realizará uma nova reunião da comissão organizadora para analisar o posicionamento do MEC e discutir as medidas que serão adotadas à vista da atual conjuntura. Para tanto, estão convidadas todas as pessoas interessadas em prosseguir nesta luta.
CONFIRA O COMUNICADO:

Fonte: Mural da Vila

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Piauí

Caravana – Na Escola, Cabem [email protected]: Projeto do MPPI é apresentado durante Encontro Estadual da UNCME

Publicados

em

O projeto “Caravana – Na Escola, Cabem [email protected]”, desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), foi apresentado, nesta quinta-feira(11), durante o Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, realizado no auditório da Associação Piauiense de Municípios(APPM).

Realizado em parceria com a UNCME Nacional, o Encontro teve como tema central: “Políticas Educacionais no contexto atual: o desafio dos Conselhos da Educação e demais órgãos de controle” e reuniu conselheiros municipais de Educação e outros representantes de entidades e órgãos ligados à área da educação.

A coordenadora do Caodec e promotora de Justiça Flávia Gomes apresentou aos partícipes do evento o projeto do MPPI, que tem como objetivo fomentar nos municípios piauienses a elaboração de planos de educação inclusiva e criação de Comitês de Defesa da Educação.

Parte do Plano Geral de Atuação Finalística (PGA) para o biênio 2022-2023, o projeto “Na escola, cabem [email protected]”, tem sido desenvolvido por meio de oficinas nos Polos Regionais do Estado do Piauí, onde gestores e profissionais da educação estão passando por formações, que objetivam o despertar para uma educação inclusiva, compreendendo os aspectos: pedagógico, estrutural, social e orçamentário.

Leia Também:  Piauí recebe doações de câmaras frias para vacinas

Além do projeto, a apresentação da representante do MPPI abordou a educação como direito social e instrumento da construção da cidadania. Após a explanação, a coordenadora da UNCME, Maria Antônia da Silva (Lilica), mediou um momento de perguntas do público para Flávia Gomes.

PGA 2022-2023

O PGA é um instrumento de planejamento estratégico que reúne os projetos institucionais prioritários, a serem implementados articuladamente por diversos órgãos de execução, para melhoramento de indicadores sociais nas áreas de atuação ministerial, como meio ambiente, direito do consumidor, saúde, educação e cidadania, infância e juventude e combate à criminalidade e à improbidade administrativa. O tema do PGA 2022-2023 é #MPPIPorTodoOPiauí.

Fonte: Ministério Público do PI

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA