Covid-19: Pazuello diz que todos os estados receberão vacina simultaneamente

Ministro diz que Manaus vive colapso; fila de espera é de quase 500 pacientes por leito

Brasil

Na noite dessa quinta-feira (14) durante uma transmissão ao vivo por rede social, o ministro da Saúde – Eduardo Pazuello, afirmou que há um colapso no sistema de saúde de Manaus.

Ele disse que 480 pessoas com a Covid-19 estão na fila de espera por um leito hospitalar na capital amazonense.

“Está complicada a situação lá”, disse o presidente Jair Bolsonaro, que também participou da transmissão ao vivo ao lado do ministro.

O estado do Amazonas teve um aumento de 183% na média móvel de mortes nos últimos sete dias. No geral, mais de 5,8 mil pessoas já morreram por causa da doença. As internações no estado chegaram a atingir 2.221 de 1º a 12 de janeiro. Antes, o número máximo de internaçẽs havia sido registrado em abril do ano passado com 2.128.

Agora, o grande crescimento de internações deixou unidades de saúde sem oxigênio, o que obrigou o Amazonas a enviar pacientes a outros estados do Brasil.

Pazuello considera que Manaus vive colapso

“Agora, nós estamos novamente em uma situação extremamente grave em Manaus. Eu considero que, sim, há um colapso hoje no atendimento de saúde em Manaus. A fila para leitos, ela cresce bastante. Já estamos hoje em 480 pessoas na fila”, declarou Pazuello.

O ministro relacionou ainda as causas que levaram a capital do Amazonas à condição atual de infecções e mortes provocadas pela Covid-19. Ele assegura que as condições climáticas e também a falta de infraestrutura hospitalar e recursos humanos favoreceram o agravamento da situação.

Segundo ele, “não houve a efetiva ação no tratamento precoce com o diagnóstico clínico, no atendimento básico, o que impactou muito na gravidade da doença”

O presidente Bolsonaro assegura que, para fins preventivos, deve haver o uso de hidroxicloroquina, ivermectina, nitazoxanida, zinco e vitamina D. Segundo ele, são substâncias que, embora não haja comprovação científica de eficácia contra a doença, há comprovação observacional.

Covid-19: Pazuello diz que todos os estados receberão vacina simultaneamenteMinistro diz que Manaus vive colapso; fila de espera é de quase 500 paciente por leito
Manaus vive colapso | © Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com informações do G1

Compartilhe este post
Casa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersNacional GasFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário