Teresina vai receber 30 pacientes de Manaus com Covid-19 ainda nesta quinta-feira (14). O estado do Amazonas tem confirmada uma nova onda do vírus e passa a receber suporte de outros municípios do Brasil.
Somente ontem, segundo a prefeitura de Manaus, foram realizados 198 enterros em cemitérios da cidade, superando o recorde anterior que foi registrado no dia 26 de abril, quando morreram 167 pessoas vítimas da doença.
Uma equipe do Ministério da Saúde está na capital do Amazonas coordenando as atividades de remanejo dos pacientes para as capitais do Brasil que possuem suporte para recebê-los.
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, entrou em contato com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, e informou que enviaria os pacientes com o coronavírus para Teresina.
“Já organizamos a logística de recebimentos dos pacientes. Ambulâncias avançadas, equipe de triagem, oxigênio, máscaras, cadeiras de rodas, apoio de transporte. O Hospital Universitário irá receber os pacientes”, informou Gilberto Albuquerque.
Pacientes de Manaus | transporte em ambulâncias
São 11 ambulâncias disponibilizadas para o transporte dos pacientes, sendo duas avançadas e nove básicas. “Os pacientes são clínicos. Faremos a triagem deles ainda dentro do avião para analisarmos o quadro de saúde antes de realizarmos o transporte”, diz Gilberto.

Com informações do Meio Norte